A menos de dez dias do segundo turno, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) listou ferramentas úteis para auxiliar os jornalistas na cobertura das eleições. A ideia é aprofundar o debate sobre os candidatos nesta reta final.

O PinPoint, ferramenta gratuita do Google, permite que o usuário identifique automaticamente nomes de pessoas, instituições e locais mencionados em arquivos de áudio e texto. A plataforma também faz transcrições de áudios. Desde agosto de 2021, a Abraji, curadora do projeto no Brasil, disponibiliza documentos de interesse público na ferramenta.

O CruzaGrafos permite verificações cruzadas e investigações avançadas de dados. A ferramenta tem diferentes bases de dados públicas e possibilita visualizar ligações entre políticos, empresas, documentos e outras informações.

O Publique-se reúne mais de 7 mil processos judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e das justiças Estadual, Federal e do Trabalho. Na ferramenta, é possível verificar quais processos judiciais de interesse público citam políticos como partes.

O Ctrl-X, projeto criado em 2020 pela Abraji, mostra processos judiciais contra jornalistas e veículos, com o objetivo de identificar figuras públicas que estejam utilizando o Judiciário para atacar, perseguir e intimidar profissionais de imprensa. A ferramenta conta com mais de 5 mil ações.

E o Aleph, ferramenta criada pelo Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), consórcio internacional de jornalismo investigativo, agrupa mais de 500 bases de dados que podem ser cruzadas entre si. A plataforma contém informações do tipo “follow the money”, ou seja, dados e documentos para rastrear ativos e propriedades corporativas, gastos governamentais e informações sobre indivíduos e grupos de interesse jornalístico.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments