O consórcio formado pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e pelo Grupo Empresarial Gecom – com os portais Jornalistas&Cia e Mega Brasil – lança a terceira edição do Censo Brasileiro das Agências de Comunicação 2025. A pesquisa aponta para um total de 1.013 agências no País, a maioria concentrada na Região Sudeste e atendendo a clientes de diversos setores, com seus times compostos majoritariamente por mulheres.
“A partir dos dados do Censo, orientamos nossas prioridades, desenvolvemos programas de capacitação e propomos políticas de fortalecimento do setor, representando melhor os interesses das associadas”, afirma Fábio Santos, presidente da entidade.
Segundo o levantamento, realizado entre maio e junho de 2025 pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, sob a coordenação de Maurício Bandeira, o serviço mais procurado nas agências é o de assessoria de imprensa, que apareceu em 82,2% das respostas, seguido de gestão de mídias digitais e redes sociais (55,5%).
Apenas 12,7% das agências (38) atuam com alguma segmentação de atendimento, sendo o agronegócio foi o mais citado, seguido de saúde e tecnologia/TI/telecom. Quanto ao número de clientes atendidos por mês, 28,1% das agências apontaram a faixa entre 11 a 20.
Sobre a distribuição geográfica, 75% das agências se concentram na Região Sudeste, sendo a maioria (611) em São Paulo. A maioria (86%) das pesquisadas não possui filiais em outra cidade ou estado, enquanto 39 (13%) também operam em outras localidades.
Segundo Carina Almeida, diretora de Dados e Parâmetros de Mercado da Abracom e sócia-presidente da Textual Comunicação, “o Censo precisa acompanhar a evolução do nosso segmento e a agenda dos grandes temas da sociedade”.
Diversidade
O censo incluiu, nesta edição, um conjunto de perguntas sobre aspectos relativos à diversidade nas agências. Resultado da decisão estratégica da liderança da Abracom em criar a diretoria de Diversidade, Equidade e Inclusão para promover ações táticas sobre o tema e promover igualdade no setor. O objetivo foi traçar um perfil mais preciso relacionado também a aspectos raciais e etários dos colaboradores. Em relação à faixa etária destes, duas em cada três agências (66,9%) afirmaram já ter feito levantamentos a respeito. Os resultados mostraram que 63,5% dos tMichelerabalhadores estão na faixa que vai de 26 a 45 anos, e apenas 8,4% têm mais de 55 anos.
Segundo o estudo, apenas 33,4% das agências contam com políticas de DEI e 28,1% oferecem treinamentos e capacitações sobre o tema para seus colaboradores.
“DEI não é moda. Está dentro dos pilares do negócio e da geração de novas rendas”, afirma Michele Cruz, diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão da associação. “Por isso, ampliar a pesquisa nesse sentido veio dessa inquietude, da necessidade de fazer uma radiografia para termos um retrato do nosso mercado e, a partir daí, auxiliar quem não tem a desenvolver seus trabalhos de Diversidade, Equidade e Inclusão. Não é sobre fazer por cota, mas por humanidade e nos qualificarmos sobre esse assunto”.
O e-book com um extrato do Censo Brasileiro das Agências de Comunicação 2025 está disponível para o mercado no site da Abracom por este link.









