A Aberje apresentou esta semana o inédito Índice Aberje de Confiança da Liderança de Comunicação, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação (Ceaec) e pelo Núcleo de Pesquisas da Aberje. Ele passa a mensurar trimestralmente a percepção dos líderes de comunicação sobre a economia brasileira e a situação de suas próprias empresas. A primeira edição foi realizada com os membros do LiderCom, grupo que reúne cerca de 200 líderes de comunicação das empresas associadas à Aberje.

O resultado inicial mostra um recuo de 58,3 para 49,8 pontos entre o primeiro e o segundo trimestres de 2025, o que significa uma transição de otimismo (acima de 50 pontos) para um pequeno grau de pessimismo (abaixo de 50 pontos) – reflexo do impacto imediato do anúncio de tarifas norte-americanas sobre as exportações brasileiras. Apesar da queda, as expectativas para os próximos seis meses (51,6 pontos) permaneceram em território otimista, sinalizando confiança na capacidade de recuperação das empresas.

Crédito: Aberje

Condições atuais e expectativas

Ao detalhar os dados, o índice revela que a confiança em relação às condições atuais caiu de 52,7 para 46,1 pontos, já em patamar pessimista. Por outro lado, a percepção sobre as expectativas para os próximos seis meses recuou de 61,1 para 51,6 pontos, mas permaneceu em território otimista – sinalizando confiança na recuperação futura.

Crédito: Aberje

Economia brasileira e empresa

O levantamento também mostra que a percepção em relação à economia brasileira se manteve praticamente estável, em patamar já pessimista (40,7 para 40,4 pontos). No entanto, foi em relação à própria empresa que houve a maior queda, de 58,7 para 48,9 pontos – uma transição clara do otimismo para o pessimismo.

Segundo Leonardo Müller, economista-chefe da Aberje, os dados apontam que “apesar de pessimistas em relação às condições atuais, as lideranças de comunicação permanecem levemente otimistas em relação ao cenário futuro”.

O indicador segue metodologia semelhante à utilizada por entidades como Fiesp, CNI e Mega Brasil (índice de difusão, 0–100, neutro=50), facilitando a comparação e a interpretação dos resultados.

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