A Regional São Paulo da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) lança, a partir de junho, o Ciclo de Boas Práticas em Comunicação Pública, uma série de encontros virtuais mensais gratuitos que irá apresentar experiências bem-sucedidas na comunicação de instituições públicas. O foco do Ciclo estará em estratégias inovadoras de uso das redes sociais, fundamentais para aproximar o serviço público da sociedade em um cenário cada vez mais digital e multimidiático.
O primeiro encontro acontece no dia 9 de junho, às 19h30, e trará o case da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que vem se destacando por sua atuação criativa e eficaz no Instagram, TikTok e YouTube. A apresentação será conduzida por Eduardo Ghirardelli, responsável pela equipe de redes sociais da companhia, formada exclusivamente por servidores públicos. O case mostrará como o uso estratégico das plataformas digitais têm fortalecido o relacionamento com os usuários e ampliado a visibilidade institucional.
A proposta da ABCPública com o Ciclo é fortalecer as capacidades dos comunicadores públicos, divulgando boas práticas e sendo um “esquenta” para o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública 2025, que acontece em outubro deste ano. Os encontros do Ciclo terão até 90 minutos de duração e ocorrerão sempre na primeira segunda-feira de cada mês, em formato virtual e com acesso gratuito.
Entre os destaques da programação também estão o case da Câmara Municipal de Barueri, que aumentou sua presença espontânea na imprensa regional ao adotar uma abordagem voltada à comunicação pública, e a experiência da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que tem utilizado o TikTok como ferramenta para alertas, orientações e prevenção de riscos em situações de emergência.
Associados da ABCPública terão direito a certificado de participação, mediante inscrição prévia e presença confirmada nos encontros.
A ABCPública convida profissionais da comunicação, gestores públicos e demais interessados a acompanhar o ciclo e conhecer exemplos práticos de como a comunicação pública pode ser transformadora, estratégica e alinhada às demandas da sociedade atual.
Mais informações e inscrições: https://doity.com.br/ciclo-de-boas-praticas-em-comunicacao-publica-encontro-1-a-experiencia-da-cptm-nas-redes-sociais
- Leia também: 3º Prêmio Mercantil de Jornalismo abre inscrições