O Grupo Burson anunciou na tarde dessa terça-feira (11/2) a incorporação da Ideal Axicom ao seu controle, dentro de nova reestruturação levada a cabo pelo segmento de PR do Grupo WPP.

No Brasil, essa mudança alinha as operações da Ideal Axicom com a liderança de mercado do Grupo Burson, o que também coincide com a decisão de Ricardo Cesar, presidente da Axicom América Latina e cofundador da Ideal Axicom no Brasil, e de Paula Nadal, diretora de estratégia da agência, de deixarem a empresa no final de fevereiro.

Com um faturamento próximo a R$ 100 milhões no Brasil, a Ideal Axicom conta com um time de 350 colaboradores e 80 clientes, entre eles Embraer, Uber, airbnb e Ford. Na venda para o WPP, em 2015, a Ideal acabou encampando a marca Hill & Knowlton, passando a assinar Ideal H+K Strategies. E recebeu aval para sua internacionalização, tendo sido a primeira agência brasileira de PR de porte a ter escritórios próprios no exterior, no caso México e EUA. Na reestruturação realizada em 2024, quando a Ideal fundiu-se com a Axicom, o nome Ideal-Axicom prevaleceu no Brasil, mas a marca Ideal não acompanhou a Axicom no exterior.

Com as mudanças, como diz comunicado distribuído pelo Grupo Burson, “a Ideal Axicom continuará a operar de forma independente na oferta de serviços aos clientes locais, regionais e globais, com os líderes de longa data da agência Tatiana Americano, COO, e Fernando Casagrandi, CCO, agora reportando-se a Rosa Vanzella, CEO do Grupo Burson Brasil. A nova estrutura de liderança entrará em vigor a partir de 1º de março de 2026”.

Esse movimento, conforme informa a Burson, “abrange também a Axicom México, que atuará de forma semelhante, reportando-se a Mauricio Gutiérrez, CEO do Grupo Burson México”. Lembrando que o “Grupo Burson foi formado após uma fusão global em 2024 e, na América Latina, inclui a marca principal Burson, além das principais agências especializadas JeffreyGroup e Máquina”.
Fundada por Ricardo César e Eduardo Vieira em 2007, a Ideal tornou-se uma referência de inovação e criatividade no setor de Relações Públicas brasileiro. Seu espírito pioneiro gerou um sucesso notável nas últimas duas décadas, tanto como agência independente quanto como parte da WPP após sua aquisição em 2015.

“O Burson Group respeita e celebra o legado construído por Ricardo e Paula, e somos sinceramente gratos por suas inúmeras contribuições ao negócio”, afirmou Brian Burlingame, CEO do Grupo Burson América Latina.
Os novos caminhos de Ricardo Cesar, 18 anos depois
Em post que publicou nessa terça-feira (10/2) no Linkedin, anunciando sua despedida da Ideal Axicom, Ricardo Cesar anunciou seus novos planos: “Em março inicio um novo desafio como sócio na São Pedro Capital, gestora de investimentos de Alexandre “Alex” Dias, ex-CEO do Google no Brasil e um amigo de longa data”.

Apaixonado pela área de PR, amigos apostam que ele não conseguirá ficar muito tempo longe do mercado, embora saiba-se que nessa saída há uma cláusula de non-compite. No seu post, no entanto, ele não dá pistas nessa direção. Ao contrário: “Sempre tive admiração e interesse pela área de investimentos e por tecnologia. A São Pedro, com escritórios em São Paulo e na Califórnia e um time de craques, junta as duas coisas de maneira brilhante. Estou entusiasmado com esse novo capítulo”.
Ricardo é formado em Jornalismo pela ECA/USP e ingressou no mercado contratado pela S2 Comunicação, para atuar na equipe de comunicação da Microsoft. Depois foi editor e correspondente em Londres do IDG e, na volta ao Brasil, passou respectivamente por Valor Econômico e Exame, de onde saiu, ao lado de Edu Vieira, para montar a Ideal e atender a seu primeiro cliente, o Google.
- Leia também: Após quase 16 anos, ex-funcionários da Gazeta Mercantil ainda não receberam o que é deles por direito










