A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) encerra o ano de 2025 registrando importantes avanços: cresceu em número de associados, em abrangência territorial, em oportunidades de capacitação ofertadas, em interações nas redes sociais e em projetos que vem encampando para defender um marco regulatório preciso e efetivo para que ações de comunicação pública, em todas as esferas de governo, tenham foco em transparência, em acesso à informação, em escuta ativa do cidadão.
Os resultados de 2025 e os planos para 2026 foram temas da reunião de diretoria realizada na segunda-feira, 15, com a participação de todos os integrantes da diretoria nacional, de representantes regionais e de comitês temáticos.
“Rumo aos 10 anos de atuação em defesa da comunicação pública, a ABCPública conquistou em 2025 a sua federalização, contando com diretorias em todos os estados brasileiros e chegando a mais de 440 associados. Conquistamos também o credenciamento para ministrar cursos de formação para comunicadores públicos, passando a poder participar de licitações públicas”, ressalta o presidente, Jorge Duarte.
Capacitação e eventos foram destaques
Uma das marcas da ABCPública é a oferta de oportunidades de capacitação e promoção de relacionamento entre comunicadores e profissionais com grande expertise no mercado. Nos mais de 10 eventos realizados em 2025, centenas de profissionais estiveram presentes e mais de 2 mil inscrições foram recebidas, demonstrando que o tema vem ganhando espaço na agenda de comunicadores.
Em outubro, a série de eventos foi encerrada com o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (ComPública), que reuniu mais de 300 comunicadores na Universidade Federal de Sergipe, com nomes importantes da comunicação nas mesas de debates e reuniões científicas
Comunicação Pública na agenda
Para além do diálogo com associados, a ABCPública levou o tema “comunicação como ferramenta estratégica para a cidadania” para o debate nos maiores órgãos públicos brasileiros como Senado, Câmara dos Deputados, Conselho Nacional de Justiça, conselhos de classes e outros. Somente a presidência da ABCPública participou de 28 eventos em que o assunto foi tratado, mas também houve muitos outros eventos promovidos ou com representação de regionais, comitês e integrantes da associação.
Além disso, a entidade se posicionou publicamente em diversas situações nas quais a defesa da Comunicação Pública se fez necessária. As atuações incluíram comunicados a ministros de Estado e manifestações em prol da transparência e da responsabilidade com a sociedade, como parte fundamental de sua contribuição para a democracia.
Diretorias destacam avanços de 2025
O vice-presidente de Coordenação Regional, Armando Medeiros de Faria, ressaltou o trabalho contínuo de representação da ABCPública, essencial para a consolidação da Comunicação Pública. “Seguimos trabalhando para fortalecer a comunicação de utilidade pública, apesar dos impasses e das dificuldades”.
Já Cláudia Lemos, vice-presidente de Relações Legislativas e Governamentais, destacou os avanços legislativos que contaram com a atuação da ABCPública, como a Lei da Linguagem Simples. Ela lembrou ainda a regulamentação do streaming, aprovada na Câmara e em debate no Senado. “São projetos que tramitam no Congresso e têm extrema importância para a Comunicação Pública”, pontuou.
A vice-presidente de Comunicação da ABCPública, Lília Gomes de Menezes, destacou os reflexos das ações de 2025 em presença e engajamento nas redes sociais. Somamos mais de 6 mil seguidores no Instagram, YouTube e LinkedIn. “No Youtube registramos crescimento de 120% em inscritos e 315% no tempo de exibição, impulsionado principalmente por transmissões ao vivo, que responderam por 43% das visualizações. No Instagram, o crescimento foi de 42% na base de seguidores, com quase 350 mil visualizações no ano”.
Para Kárita Sena, vice-presidente de Gestão e Parcerias, o crescimento da associação em 2025 ocorreu não apenas em números, mas também em relevância. “Conquistamos mais de 100 novos associados e vimos a ABCPública levar o tema da Comunicação Pública a todo o país, o que fortalece não só a associação, mas o tema e toda a categoria”, avaliou.
A vice-presidente de Relações com o Associado, Aline Castro, comentou sobre a importância de estreitar ainda mais o relacionamento com os associados, ouvindo demandas e fortalecendo o sentimento de pertencimento. “No ano que vem completaremos 10 anos, um marco importante, e estamos preparando ações que dialogam diretamente com essa necessidade”, afirmou.
Por fim, Ana Paula Lucena, vice-presidente de Relações Acadêmicas e uma das organizadoras do III ComPública, ressaltou a participação de cerca de 300 pessoas no congresso, o engajamento com o tema e com a ABCPública, além dos feedbacks que demonstram o desejo de continuar aprendendo sobre Comunicação Pública. “O evento promove a troca de experiências e oferece a oportunidade de debater e conhecer a realidade das instituições”, concluiu.
Prioridades para 2026
Para 2026, a diretoria discutiu prioridades como a consolidação da ABCPública como referência nacional em capacitação, com a ampliação da oferta de cursos. A presença de representantes da ABCPública em foros e no debate público é outra prioridade, junto com o estabelecimento de novas parcerias institucionais. Também foi destacado o fortalecimento da comunicação e do relacionamento com os associados, a maior integração entre regionais e comitês temáticos e estímulo à troca de experiências e à nacionalização de iniciativas locais. Foram destacados ainda o cuidado com a sustentabilidade financeira, a diversificação de fontes de receita e o planejamento do 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública.
Durante a reunião, representantes regionais e de comitês apresentaram sugestões e recomendações, com ênfase em temas como: fortalecimento das regionais e ações presenciais, maior atuação no LinkedIn, ampliação do diálogo com universidades e estudantes, discussões sobre comunicação interna no setor público, além de propostas de projetos e levantamentos temáticos, incluindo iniciativas sobre diversidade e inclusão. As propostas estão sendo amadurecidas para a diretoria completar em janeiro o planejamento de 2026.7










