Foram anunciados no final de novembro os vencedores do XIII Prêmio República, organizado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que reconhece trabalhos relacionados à atuação do Ministério Público Federal (MPF). Entre os vencedores estão trabalhos premiados nas categorias de Jornalismo Escrito e Jornalismo Audiovisual.
Em Jornalismo Escrito, o vencedor foi a reportagem 61 candidatos concorrem às eleições mesmo sendo procurados pela Justiça, de Judite Cypreste e Camila da Silva, do g1. No texto, as jornalistas mostram que a maioria dos casos (46) tratava-se de assuntos de pensão alimentícia, e 14 envolviam processos criminais como homicídio, roubo e estupro de vulnerável.
E na categoria Jornalismo Audiovisual, o prêmio foi para Melissa Maria de Oliveira Duarte, Tácio Lorran Soares Silva e Manuel Mateus Marçal, do Metrópoles, com a reportagem O assédio sexual nos câmpus em 128 atos. Fruto de nove meses de investigação, o trabalho mostra o perfil e o modus operandi de assediadores que, com elogios constrangedores, piadas de duplo sentido, mensagens indiscretas, comentários inadequados, toques no corpo, investidas físicas e até estupros foram denunciados por estudantes de universidades e institutos federais de todo o País.










