A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Faemg Senar) anunciou os vencedores da segunda edição do Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, que valoriza e reconhece trabalhos que abordem a atuação de Minas Gerais na produção agropecuária e na inovação do setor. Nesta edição, o tema foi Agro, motor da economia mineira: diversidade, inovação e impacto social. Na abertura da cerimônia de premiação, foi feita uma homenagem para José Hamilton Ribeiro, ícone da cobertura rural no Brasil.

Em Jornalismo Impresso, o vencedor foi o Estado de Minas, com a série de reportagens Produtores e guardiões da natureza, de Luiz Ribeiro, que aborda a relação entre pequenos agricultores do Norte de MG e a preservação do ecossistema. Na categoria Vídeo, o primeiro lugar ficou com a Globo, com a reportagem Produção de banana em Jaíba (MG) se destaca com projeto de irrigação, realizada por Victor Boyadjian, Daniela Ramos e Guilherme Timóteo, sobre a força da produção agrícola de Jaíba, bem como o talento dos artesanatos da Casa do Artesão/Mulheres de Jaíba. Em Áudio, o troféu foi para a rádio Itatiaia, com a série Piratas das estradas: o mercado do roubo nas rodovias brasileiras, com Mardélio Couto, Helen Araújo e Thiago Castro, que mostra um grande esquema de roubos de cargas de café em Minas Gerais.

Na categoria Digital, o prêmio foi para O Tempo, com o especial Drones: agro voa alto em Minas, de Rodrigo Oliveira, sobre o aumento no uso de drones no agronegócio, seus benefícios para as lavouras e os impacto na geração de negócios. O Tempo também venceu a categoria Fotojornalismo, com as fotografias de Flavio Tavares da safra da tangerina ponkan, que deve alcançar 238 mil toneladas em 2025. E o prêmio de Jornalismo Universitário foi para O Estado de Minas, com a reportagem Mulheres buscam reconhecimento e protagonismo na agropecuária, de Laura Scardua.

" "
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments