A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) o Instituto Talanoa lançaram o projeto Um hoje e um amanhã com adaptação climática, programa que oferecerá nove bolsas de reportagem e um treinamento sobre adaptação climática, conceito que envolve políticas, tecnologias e práticas usadas para lidar com os impactos das mudanças climáticas já em curso.
O programa é dividido em duas fases. Na primeira, até 1º de novembro, podem se inscrever jornalistas que estarão na COP 30, em Belém (PA), e estarão envolvidos na cobertura do evento. Nesta fase, serão fornecidas até três bolsas. Os selecionados serão anunciados até 5 de novembro e a previsão de publicação das reportagens é até 21 de novembro, preferencialmente.
Na segunda fase do programa, cujas inscrições vão até 7 de dezembro, serão concedidas as outras seis bolsas para reportagens sobre os resultados da agenda de adaptação na COP 30. As reportagens devem ser publicadas até o fim de fevereiro de 2026.
Cada bolsa vale R$ 5.500 para reportagens no Brasil e US$ para reportagens internacionais. Além das bolsas, o programa inclui também mentoria técnica especializada, apoio editorial, acesso a especialistas e acompanhamento editorial estruturado. Além disso, os selecionados participarão de um treinamento sobre adaptação climática, realizado em outubro. Ao todo, serão nove bolsas de reportagem: três para o Brasil, três para países da Ásia e três para países da Europa.
Mais informações e inscrições aqui.










