Está no ar desde o início deste ano o Gazeta Mercantil Digital (www.gazetamercantil.digital), novo projeto comandado pelo jornalista e empresário Ricardo Azevedo. Criado com o objetivo de surfar na credibilidade e história do tradicional jornal de Economia, descontinuado em 2009, a nova plataforma pretende oferecer ao mercado uma série de conteúdos analíticos e setoriais, produzidos em parceria com jornalistas consagrados de diferentes áreas da indústria.
Com passagens pelas tevês Aratu, afiliada do SBT na Bahia, e Mirante, afiliada Globo no Maranhão, Azevedo retorna às redações como publisher do novo projeto após 15 anos atuando como gestor empresarial.
“No ano passado surgiu a ideia de lançar um veículo inspirado na GZM, capaz de explorar o jornalismo econômico e de negócios de maneira mais analítica”, lembra Ricardo. “A princípio esse veículo levaria outro nome, mas então descobrimos que a marca da Gazeta Mercantil estava disponível e pertencia a uma editora que já estava praticamente desfeita, sem representantes. Fizemos então um acordo para compra da marca e paralelamente registramos a Gazeta Mercantil Digital, que é o produto que estamos de fato divulgando”.

Defendendo o lema “Inspiração no legado. Visão no futuro”, ele explica que não há intenção alguma de relançar o jornal, no formato que o consagrou, inclusive por conta da enorme dívida que a operação tinha na época de sua falência. Mas entre as estratégias da nova plataforma, além da produção diária de conteúdo para o site de notícias, também haverá um núcleo dedicado a investir em outra marca da GZM, o Panorama Setorial.
“Nossa ideia será produzir, a partir de março do ano que vem, uma publicação por mês focada em um setor específico da economia. Essas publicações serão coordenadas por jornalistas parceiros, especializados na área em questão, e poderão inclusive ganhar versões impressas”, explica Azevedo, que já está com negociações avançadas, inclusive com profissionais que atuaram na própria GZM, para iniciar a produção dos especiais das editorias de Energia e Saúde, as primeira na programação.
Além do Panorama Setorial, outra novidade será a adoção de editorias ainda pouco abordadas pelo jornalismo econômico mais tradicional, como a de Silver Economy, destinada à cobertura de temas que impactam a população 50+. Este novo espaço já está sob os cuidados de Ricardo Mucci, líder do canal Viver TV+ e coordenador do Centro de Estudos da Maturidade da Fapetec.
Concorrência com a própria marca
Curiosamente, outras duas páginas em português também utilizam o termo Gazeta Mercantil em seus domínios. Com atualizações diárias aparentemente feitas por robôs, e sem assinatura de jornalistas em nenhuma reportagem, o site gazetamercantil.com é o mais estruturado deles, inclusive com editorias bem definidas. Já o gazetamercantil.com.br é um blog que deixa bem claro que não tem qualquer relação com a antiga Gazeta Mercantil. “Somos um Blog totalmente independente e este domínio foi adquirido diretamente pelo registro.br”, informa a página. “Já estamos em negociação para tentar reaver estes domínios, mas não é algo tão simples”, complementa Ricardo Azevedo.










