Medida estava prevista no contrato de venda para a Cereja Comunicação Digital Para não ter de arcar com passivo trabalhista no caso de demissões, a Cereja Comunicação Digital acordou com o empresário J. Hawilla que na venda da Rede Bom Dia de jornais a Traffic se responsabilizasse por todo o passivo trabalhista da equipe. Hawilla, então, pôs os profissionais de aviso-prévio, tendo como passo seguinte a rescisão coletiva dos contratos de trabalho. Desse modo, ele assume os encargos trabalhistas e entrega aos novos proprietários, no caso da Rede Bom Dia, uma empresa zerada nesse campo, permitindo que os novos donos – que, no caso, só compraram o título, e não a empresa – façam os ajustes que considerarem necessários, sem ônus. Como a Cereja já demonstrou interesse em manter o Bom Dia em circulação, mas com “um novo modelo administrativo”, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo se preocupa com a possibilidade de que ela recontrate os profissionais como PJs, hipótese que seu presidente José Augusto de Camargo (Guto) considera inadmissível. Diz ele, em nota publicada no site do Sindicato: “A empresa pode administrar seu negócio da forma que desejar. O que não pode acontecer é o desrespeito às leis trabalhistas e a Convenção assinada com o Sindicato”. A diretoria do Sindicato reuniu-se na tarde desta 3ª.feira (17/9), em sua sede, com um representante da Cereja e um advogado do grupo Traffic para tratar da transição dos jornais Diário de S.Paulo e Bom Dia. Sobre o Diário de S. Paulo, a única mudança anunciada oficialmente até agora, segundo o Sindicato, é a de endereço. A empresa estaria procurando um imóvel em São Paulo, pois pretende sair do atual endereço em Osasco ainda este ano. Já para a Rede Bom Dia, a Traffic se comprometeu a indenizar os jornalistas pelo tempo de estabilidade acertado com o Sindicato e na próxima semana haverá um novo encontro para tratar do assunto. Ante as especulações sobre a pejotização da rede Bom Dia e de que os jornais circulariam como encarte do Diário e não de forma independente, como atualmente, fonte da empresa que participa do processo de transição garantiu que: 1) a Cereja tem interesse em manter e até ampliar a rede; 2) o novo modelo administrativo e editorial está em estudos e não há nada definido a esse respeito; 3) a empresa tem ainda um mês para tomar as decisões. Um novo encontro com o Sindicato deve ser marcado sobretudo para definir a questão das contratações. Vale destacar que os jornais Bom Dia de Marília e de Itatiba não fizeram parte da venda efetuada pela Traffic, pois são editados por empresas locais como franquias. Para continuarem nas bancas terão que mudar de nome.
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