Cíntia Nascimento

     

    Cíntia Nascimento

    Cíntia Nascimento nasceu em Cambuí/MG e se formou em Comunicação Social – Jornalismo, em 1994, pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Nesta instituição, também cursou pós-graduação em Comunicação e Novas Tecnologias (2000). Começou a carreira em 1994 como repórter da editoria de Polícia do jornal impresso Diário Regional, em Juiz de Fora/MG. Simultaneamente, atuou na TV Tiradentes e na Rádio Regional, como repórter de Cidades.

    De 1996 a 1998, foi responsável pela Comunicação Interna da empresa Magnatex, em Juiz de Fora. Também atuou como professora de Comunicação Social, na Universidade Federal de Juiz de Fora, entre 1998 e 2000.

    Ainda em Juiz de Fora, foi analista de Comunicação da DaimlerChrysler do Brasil – Mercedes-Benz, durante seis anos, responsável pela Comunicação Interna e pela Assessoria de Imprensa.

    No Rio de Janeiro, foi a jornalista responsável pela revista e pelo portal de notícias Utilità, entre fevereiro e setembro de 2013.

    Também no Rio, trabalhou como analista de conteúdo na Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto – TV Escola, de 2017 a 2020.

    Atualmente, é diretora e professora da empresa Falar Brasileiro – Português para Estrangeiros, e também atua como jornalista freelancer. Na literatura, lançou em 2016 o livro Coisas e Crônicas (Editora Multifoco). A obra aborda coisas sutis e importantes do cotidiano de uma cidade do interior de Minas Gerais, incluindo experiências vividas como repórter de polícia. Também conquistou algumas premiações, como o Prêmio Cataratas de Contos e Poesias (2019) e o Prêmio Luiz Carlos Abritta, promovido pela Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (2022).


    Atualizado em agosto/2025 – Portal dos Jornalistas

    Informações enviadas pela própria jornalista.

    " "