Estão abertas até 21 de outubro as inscrições para a 43ª edição do Prêmio Rei da Espanha de Jornalismo Internacional, que reconhece e valoriza trabalhos jornalísticos na Espanha e na América Latina, com foco em reportagens em espanhol e português. O prêmio é organizado pela agência EFE e pela Secretaria de Estado da Cooperação Internacional, por meio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid, na sigla em espanhol).
As categorias são Jornalismo Narrativo, Cooperação Internacional e Ação Humanitária, Meio Ambiente, Cultura, Fotografia e Mídia Ibero-americana. Podem ser inscritos trabalhos em texto, áudio, vídeo e digital, publicados entre 1º de setembro de 2024 e 31 de agosto deste ano.
O júri do prêmio elegerá três finalistas por categoria e, posteriormente, serão escolhidos os vencedores, que receberão cada um 10 mil euros (cerca de R$ 63 mil) e uma escultura de bronze feita pelo artista Joaquín Vaqueros Turcios. Os vencedores serão anunciados no primeiro trimestre de 2026 e a cerimônia de premiação será realizada entre maio e junho do ano que vem.
Vale lembrar que, em abril, o repórter fotográfico brasileiro Fabio Alarico Teixeira venceu o prêmio na categoria Fotografia com o trabalho Os Desabrigados da Humanidade, publicado pela Plataforma 9.
Confira o regulamento do prêmio e inscreva-se aqui.
- Leia também: Codesinfo 2025 abre inscrições para apoiar projetos de Inteligência Artificial no jornalismo










