* Por Fernando Soares

Pela primeira vez o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira deixa seu tradicional formato, com os resultados sendo divulgados ao longo das primeiras semanas do ano nas páginas de Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas, e ganha uma edição especial, exclusiva e unificada.

Nela, você poderá conferir os resultados dos levantamentos que analisaram 183 premiações jornalísticas, nacionais e internacionais, que apontaram os jornalistas, veículos e grupos de comunicação mais premiados do Brasil, com todas as suas variações temporais e regionais.

Em uma época em que contar a história brasileira parece muito mais uma missão para os melhores (ou mais criativos) roteiristas de Hollywood, os jornalistas brasileiros seguem mostrando sua relevância na luta pela defesa de ideais democráticos através de um jornalismo competente e combativo. Por isso, acreditamos que qualquer reconhecimento a estes profissionais é mais do que justo e se faz cada vez mais necessário.

O Ranking dos +Premiados da Imprensa chega neste ano como um documento histórico, que além de traçar um retrato do jornalismo de excelência produzido no Brasil, aponta tendências de um mercado que não para de se renovar. A principal delas talvez seja o intenso movimento de descentralização do próprio jornalismo, impulsionado pela revolução digital a que este mercado foi submetido nas últimas duas décadas.

Pela segunda edição consecutiva do Ranking, o +Premiado Jornalista do Ano não atua em um dos principais centros, veículos ou grupos de comunicação do Brasil. Se em 2021 tal feito coube a Eliane Brum, que segue na liderança entre os +Premiados Jornalistas da História e que desde 2017 vive em Altamira, no Pará, desta vez a primeira colocação ficou com Cléber Moletta, da Rádio Cultura de Guarapuava, no interior paranaense.

E ele não está sozinho nessa nova geografia do jornalismo brasileiro. A segunda posição do levantamento ficou com Alice de Souza, repórter pernambucana que vem sendo um dos principais nomes da nova geração do jornalismo investigativo brasileiro. Em 2022 ela acumulou conquistas colaborando para duas publicações independentes: a revista Azmina e o The Intercept Brasil. Já o terceiro lugar foi para o interior paulista, mais precisamente para a cidade de São José do Rio Preto, onde Rone Carvalho, do Diário da Região, desponta há alguns anos.

Esses resultados são um exemplo de que o jornalismo de fôlego, responsável por alguns dos principais furos e das grandes histórias que impactam a vida da população, não é mais privilégio apenas das publicações tradicionais.

Elas, sem dúvida, seguem sendo imprescindíveis para reforçar a democracia brasileira, e os resultados dos rankings de veículos e grupos de comunicação são uma amostra disso, Mas na luta contra os males que vêm afligindo o nosso setor nos últimos anos, como as fake news e os incessantes ataques à imprensa e aos jornalistas, essas publicações ganharam alguns aliados de muita qualidade.

Confira a íntegra do especial e boa leitura!


* Fernando Soares é editor do Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas, e coordenador do Ranking dos +Premiados da Imprensa

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments