13.7 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 23, 2024

Buy now

Wilson Figueiredo lança De Lula a Lula: a arte de montar governos com palavras cruzadas

Wilson Figueiredo lança De Lula a Lula: a arte de montar governos com palavras cruzadas. A seleção de artigos escritos durante os dois mandatos do presidente Lula mostra que o autor já percebia a instabilidade e as incertezas que hoje assistimos.

A obra analisa a estreia da esquerda brasileira no poder e busca reativar o debate sobre os traços permanentes da tradição política brasileira e republicana, reconhecendo a importância da ascensão de Lula em 2003. Temas ligados a sua biografia remetem à identidade do Brasil e dos brasileiros: pobreza, migração, mobilidade social, potencial de invenção pela narrativa, e a força do patrimonialismo.

Ao final da obra, Figueiredo faz uma análise sobre o protagonismo de Lula na condução das eleições presidenciais de 2010, até o momento em que Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil do então governo, torna-se a primeira mulher presidente do Brasil. Editado pela Gryphus, tem no prefácio as palavras de Luiz Werneck Vianna: “O ensaio fala de coisas já sabidas, mas tomam de assalto a consciência quando arrumadas de um jeito novo”.

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese