Veja lança campanha para combater fake news

Capa Veja

A edição de Veja desta sexta-feira (9/3), traz uma ação editorial inédita contra as fake news. A revista sai com duas capas, uma das quais com o título Veja se é verdade, acompanhada de um manifesto sobre o papel do veículo em favor da verdade; e a outra, publicada na contracapa, de cabeça para baixo, com chamadas para notícias falsas já divulgadas na internet. Na capa falsa, aparece a caricatura de Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook, com a frase “Os brasileiros estragam o Facebook” acompanhada da pergunta: “Você sabe qual é a verdade sobre a frase atribuída a Mark Zuckerberg que viralizou na internet?”. Em três páginas editoriais internas, essas e outras notícias falsas são reproduzidas, com a identificação das fontes que publicaram as mentiras no universo digital.

Em janeiro, Veja publicou um ranking criado a partir da análise de 4591 posts de sites que costumam publicar fake news, mostrando os maiores alvos de mentiras. Lula, Michel Temer e Sérgio Moro foram, nessa ordem, os mais citados em fake news de cunho negativo. Jair Bolsonaro é o primeiro da lista em fake news positivas. O levantamento teve repercussão em veículos internacionais, como The New York Times e Financial Times.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *