6.7 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 25, 2024

Buy now

Série Protagonistas inaugura selo literário de Jornalistas&Cia

Livro digital marca lançamento de selo próprio de Jornalistas&Cia. Ideia é incentivar e divulgar obras de jornalistas e sobre Jornalismo

 

Está disponível na Amazon.com o e-book Protagonistas da Imprensa Brasileira (Jornalistas&Cia Livros). A obra reúne uma série de 16 entrevistas feitas entre 2005 e 2012 com personalidades do jornalismo brasileiro, incluindo alguns dos seus principais dirigentes, e marca o lançamento do selo literário de Jornalistas&Cia. O livro traz conversas francas e abertas sobre as mais relevantes questões do jornalismo brasileiro naquele período, além de aspectos da vida pessoal de cada entrevistado.

“Ao relermos essas entrevistas neste ano de 2018 percebemos que elas têm relevância histórica e que, embora retratem determinados momentos da vida nacional, grande parte do conteúdo segue atual”, explica Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia e autor das entrevistas ao lado do editor executivo Wilson Baroncelli. “Daí a decisão de reproduzi-las em formato de livro, para que as gerações mais velhas possam reavivar suas memórias e as novas aproveitem os ensinamentos que certamente muitas contêm”.

Integram o time de entrevistados, pela ordem, Otavio Frias Filho, Mino Carta, Domingo Alzugaray, Nélson Tanure, Walter de Mattos Jr., Nelson Sirotsky, Álvaro Teixeira da Costa, José Hamilton Ribeiro, Roberto Civita, J. Hawilla, Alberto Dines, José Marques de Melo, Audálio Dantas, Fernando Morais, Thomas Souto Corrêa e Roberto Muylaert.

Protagonistas traz uma série de causos quase que desconhecidos do público, algumas histórias riquíssimas e uma certa dose de polêmica, como a tensa conversa com o empresário Nelson Tanure, à época envolvido em disputas por sua atuação à frente dos jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil”, destaca Wilson Baroncelli. “Também traz muitas histórias contundentes da época da ditadura, vividas por alguns dos principais nomes do jornalismo brasileiro, além do relato emocionante de José Hamilton Ribeiro sobre a explosão que resultou na amputação de parte de sua perna, incidente que completou 50 anos na semana passada”.

Disponível apenas em formato digital, a obra chega ao mercado com preço de R$ 14,90 e também está disponível gratuitamente pelo programa de assinatura Kindle Unlimited.

 

Confira alguns trechos das páginas de Protagonistas:

Mino Carta

Na verdade, os patrões se odeiam. O senhor Frias odeia o senhor Mesquita, o senhor Mesquita odeia o senhor Marinho. Detestam-se. No entanto, diante daquilo que supõem ser o inimigo comum, eles se juntam. E não é preciso fazer reuniões de cúpula, eles se juntam automaticamente. ” (Mino Carta, novembro de 2005)

Nelson Tanure

Uma coisa que me impressionou muito na Gazeta Mercantil foi ver jornalistas que opinavam e opinam diariamente sobre os mais diferentes temas, sejam eles negócios, finanças, macroeconomia etc., deixarem acontecer o que aconteceu naquele jornal. ” (Nelson Tanure, janeiro de 2006)

José Hamilton Ribeiro

No Vietnã eu tive dois medos e meio. O primeiro medo, lá, foi de morrer. Eu tinha a sensação de que iria morrer lá, abandonado, naquele país distante, e ninguém ia ficar sabendo. Depois veio o medo de não poder ganhar a vida com o meu trabalho, me tornar dependente, incapaz. Eu não sabia qual era a extensão do estrago que tinha feito comigo. O primeiro medo, o de morrer, os médicos resolveram, o segundo medo, eu tive que batalhar com ele. ” (José Hamilton Ribeiro, dezembro de 2006)

Roberto Civita

Meu sonho nunca foi me aposentar. Eu pretendo morrer aqui, queiram ou não queiram. A minha sucessão agora tem que ser do lado editorial, disso eu preciso cuidar, mas do lado de negócios a empresa está melhor cuidada pelo meu filho Giancarlo do que jamais foi por mim. ” (Roberto Civita, julho de 2007)

J. Hawilla

Nessa CPI em que fomos incluídos, devassaram a minha vida, viraram do avesso. E não acharam nem multa de trânsito. E não acharam porque não tem, porque não fizemos nada que não fosse absolutamente claro. Em qualquer lugar do mundo, alguém que conseguisse fazer a seleção de seu país, que sempre dependeu de verbas do governo, arrecadar num único contrato U$ 160 milhões, como foi aquele com a Nike, então o maior contrato assinado por uma seleção de futebol em todo o mundo, seria tratado como herói. Eu, ao contrário, fui parar na CPI do Futebol. ” (J. Hawilla, janeiro de 2008)

 

Jornalistas&Cia Livros

O lançamento de Protagonistas da Imprensa Brasileira marca também a estreia do selo Jornalistas&Cia Livros. Com o objetivo de resgatar e publicar conteúdos especiais que a newsletter vem produzindo ao longo dos seus mais de 22 anos, e incentivar a publicação de livros escritos por jornalistas – que muitas vezes ficam engavetados por falta de interesse das editoras –, o selo surge como uma importante ferramenta para divulgação dessas obras.

“Nossa ideia é incentivar a publicação no formato digital e promover um esforço conjunto na divulgação e comercialização desses livros”, explica Fernando Soares, coordenador do projeto. “Além de Protagonistas, já temos outros três livros programados para lançamento nos próximos meses, dentre eles o Memórias da Redação, hoje uma das seções mais lidas de Jornalistas&Cia. Além disso, estamos negociando com outros autores para que publiquem suas obras pelo nosso selo”.

Poderão integrar o projeto livros de não ficção escritos por jornalistas e profissionais de Comunicação Corporativa, com destaque para livros-reportagem, biografias, ensaios jornalísticos e obras didáticas do segmento. “Entendemos que o sonho de qualquer escritor ainda é ver seu livro impresso, em mãos, mas também sabemos o quão tortuoso e pouco lucrativo pode ser atingir esse sonho”, diz Fernando. “Nesse ponto, o livro digital leva uma grande vantagem, pois além de não ter custo para veiculação, o retorno de royalties por obra vendida vai majoritariamente para o jornalista”.

Profissionais interessados em conhecer o projeto e submeter suas obras para análise podem entrar em contato pelo [email protected]. Além de obras inéditas, o selo também publicará livros que já tenham versão impressa, mas sejam ainda inéditos no ambiente digital.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese