12.8 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 19, 2024

Buy now

Porta-voz Alexandre Parola sucederá Laerte Rimoli na EBC

Gerente executivo da Agência Brasil é exonerado após denúncia de assédio moral

O embaixador Alexandre Lopes Parola, porta-voz da Presidência da República, será o novo presidente da EBC, no lugar de Laerte Rimoli, que pediu para sair. Este permanece na empresa até maio, quando pretende mudar-se para os EUA, onde está morando a família. Parola, que será submetido ao Conselho de Administração da EBC, deverá ficar pouco tempo no cargo, já que Temer quer que ele seja embaixador do Brasil na OMC, na Suiça, no início de 2019.

Antes da indicação de Parola, foi cogitada a nomeação do ex-superintendente da Record Carlos Clemente, que contava com o apoio da bancada evangélica. Mas Temer optou por Parola, que vinha sofrendo críticas no Palácio do Planalto, ao ponto de nos últimos meses raramente fazer pronunciamentos à imprensa.

Sem qualquer experiência em veículos de comunicação, Parola está no governo desde o final de 2017. Quando assumiu o cargo, que incluía a intermediação com a imprensa estrangeira, disse em entrevista a O Globo que seu papel seria o de ser “o mais invisível possível”. Ele, que também foi porta-voz do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e passou por postos diplomáticos internacionais, terá que administrar dois canais de televisão e oito emissoras de rádio. A EBC tem um orçamento de R$ 20 milhões para este ano, menor que o do ano passado.

Ainda sobre a EBC, em 10/3 Alberto Coura, gerente-executivo da Agência Brasil, foi exonerado depois que a Comissão de Empregados da EBC, os sindicatos dos Jornalistas do DF, do Município do RJ, de SP, o Sindicato dos Radialistas do RJ, a Representação dos Trabalhadores no Conselho de Administração da EBC e a Fenaj o denunciaram por assédio moral. Alberto agrediu publicamente a repórter Isabela Vieira por ela ter questionado a qualidade do último Boletim da Ouvidoria.

Alberto também foi o responsável pela ordem para que a Agência Brasil reduzisse as notícias sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, e pela censura nas reportagens sobre a intervenção federal no RJ.

 

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese