APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6077

Home >> Perfil

Tereza Cruvinel

Tereza Cruvinel

Colunista de O Globo por 21 anos, foi conselheira da Empresa Brasil de Comunicação e trabalhou como repórter em diversos jornais de Brasília (DF). É blogueira, falando sobre a carreira e temas políticos

Maria Tereza Cruvinel nasceu em 23 de maio de 1956, em Abadia dos Dourados (MG). Após lutar contra a ditadura nos anos 70, se formou em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB/DF) em 1981.

Começou a carreira profissional em 1982, dedicando-se logo ao Jornalismo Político. Atuou na TV Brasília, Jornal de Brasília, Correio Braziliense e Jornal do Brasil, entre 1982 e 1986, quando se transferiu para O Globo (RJ), para escrever a coluna Panorama Politico, na pagina 2. Tereza ficou nesta função por 21 anos.

Foi também comentarista politica da Globonews nos primeiros dez anos do canal, entre 1995 e 2005, onde atuou ao lado de Cristiana Lôbo como comentarista e participante do programa Fatos & Versões. Em setembro de 2007, deixou o jornal O Globo para assumir o cargo de conselheira da recém-criada Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que substituía a Radiobrás.

Na presidência do órgão, implantou a TV Brasil, formando a Rede Pública de Televisão junto com outras emissoras educativas e culturais estaduais. A EBC é responsável pelas rádios Nacional (de Brasília/DF, do Rio de Janeiro/RJ, do Alto Solimões/AM e a da Amazônia, com sede em Manaus/AM) e pelo MEC (duas emissoras na capital fluminense e uma na capital federal), além da emissora de TV NBr, que cobre as atividades da Presidência da República. O mandato de quatro anos da jornalista terminou em 31 de outubro de 2011, quando transmitiu o cargo para o jornalista Nelson Breve.

Em junho de 2012, após respeitar o período de quarentena para voltar ao setor privado, acertou com os Diários Associados uma coluna de política três vezes por semana para cinco jornais do grupo - Correio Braziliense, Estado de Minas, O Imparcial, Jornal do Commercio (Rio de Janeiro) e Diário de Pernambuco. Em agosto de 2012 estreou blog no portal da publicação

Tereza não deixou o seu blog Tema Livre, em que produz mais notas pessoais. 

No campo da literatura, organizou o livro Cristina Tavares - Perfil Parlamentar (Codep, 2004).


Atualizado em agosto/2012 - Portal dos Jornalistas.
Fonte:
ofereceu+cargo+mas+conselho+da+ebc+forcou+sua+saida, acessado em janeiro/2012.
Jornalistas&Cia Edição 850
Jornalistas&Cia Edição 859

Campanha de Crowdfunding
Radio Web
Mais Premiados
OPN Eventos
MT Viagens
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)