APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Merval Pereira

Merval Pereira

Especializado em política, ocupou diversos cargos no jornal O Globo, além de ter escrito dois livros e colaborado na elaboração de vários outros. É blogueiro, comentarista da rádio CBN e da TV Globo News e colunista do jornal O Globo

Merval Pereira nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1949.

Iniciou a carreira como repórter do jornal O Globo. Dedicando-se sempre a editoria de política, ocupou diversos cargos no veículo, como editor nacional, editor-chefe, diretor da Sucursal de Brasília (DF), diretor de Redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi diretor de Jornalismo de Mídia Impressa e Rádio das Organizações Globo.

De 1983 a 1985 trabalhou na revista Veja, onde foi chefe das sucursais de Brasília e Rio de Janeiro, além de editor nacional em São Paulo (SP). Também foi editor-executivo do Jornal do Brasil, na capital fluminense. 

Em 1979 recebeu o Prêmio Esso pela série de reportagens A segunda guerra, sucessão de Geisel, publicada no Jornal de Brasília e escrita em parceria com o então editor do jornal André Gustavo Stumpf. A série virou livro com o mesmo nome, editado pela Brasiliense, considerado referência para estudos da época e citado por brazilianistas, como Thomas Skidmore

Em 2012 ocupa os cargos de colunista do jornal O Globo, de comentarista da TV GloboNews e da CBN, participando diariamente do programa CBN Brasil, e de mantenedor de um blog dentro do site da CBN, onde faz comentários políticos.


Atualizado em janeiro/2012 - Portal dos Jornalistas.
Fonte:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)