APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6065

Home >> Perfil

André Forastieri

André Forastieri

Editor-executivo do portal R7, começou a carreira em 1988. Passou por Folha de S.Paulo onde comandou a edição do Folhateen e foi repórter da Ilustrada. Escreveu para Bizz e Set principalmente sobre cinema e música, entrou para o segmento editorial e lançou várias editoras e com elas diversas revistas com foco em games, super heróis e heroínas.

André Forastieri nasceu em 11 de agosto de 1965, em Piracicaba, no interior de São Paulo. Entrou na USP em duas faculdades, jornalismo e história, e abandonou as duas.

Em 1988 começou na Folha e não parou mais. Trabalhou como repórter da Ilustrada e editor do Folhateen. Na Ilustrada escrevia principalmente sobre música, cinema e quadrinhos. Editou o primeiro caderno para adolescentes, o Folhateen. Editou revistas na Bizz, de música, e Set, de cinema. Ambas da editora Azul.

Em 1993 largou o emprego para fundar a primeira empresa, a Acme, que lançou no primeiro ano de vida, duas revistas. A General que durou pouco, mas segundo ele, “marcou muito” e a Herói.

Depois Forastieri lançou revistas de games e a Pokémon. Primeiro com mangás: Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e outros. Para meninas dedicou a SuperMenina e Smack! .

Fundador em 1998 e diretor editorial da Conrad, no mesmo ano a editora trouxe ao Brasil a revista oficial da Nintendo, a mais importante empresa do segmento de videogames, que continua ativa até hoje. Deixou a editora em 2005. Nesse período vieram a Conrad Editora e a Conrad Livros, com um catálogo ousado, que combinava graphic novels, novos autores e os livros radicais da Coleção Baderna.

Outra revista lançada por ele que durou pouco e marcou muito foi a Play, a primeira sobre a cultura da internet.

Em 2006 fundou outra editora em sociedade com a Ediouro só para publicar quadrinhos, a Pixel Media. No mesmo ano tornou-se sócio da Key, uma revista de moda e lançou com a editora no Brasil a PC Magazine.

Durante todos esses anos, colaborou com veículos grandes e pequenos, entre eles a Caros Amigos, Época, Folha e Estadão. É sócio remido do programa de rock da rádio, o Garagem.

De 2009 em diante definiu a trajetória em revistas especializadas. Na Tambor, dirige o conteúdo da única empresa brasileira de comunicação especializada em games. Publica as duas revistas: a EGW (Electronic Game World) e a Nintendo World, e três sites, GameWorld, NintendoWorld e Herói, que congregam mais de 3 milhões de usuários por mês.

Forastieri assina um blog com o próprio nome, desde 2009, sem tema específico, explica que “tem missão de provocar, mas não barato. Contradizer, mas não no automático. Explicar, sem ser chato. E informar, mas só o que me importa”. E continua: “Escrevo para explicar as coisas para mim mesmo, por diversão, e para desopilar o fígado. Como costumo dizer: pela farra e pela forra”.

A partir de primeiro de abril de 2014, André Forastieri assume a editora-executiva do portal R7 ao lado de Domingos Fraga e Celso Fonseca. Forasta, como é chamado pelos amigos, terá uma ligação maior com a área de entretenimento. Todos respondem diretamente ao diretor de conteúdo, Luiz Pimentel.

 

 

Atualizado em março/2014 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/perfil/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Forastieri

Museu Goeldi
OPN Eventos
MT Viagens
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)