APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6065

Home >> Perfil

Cida Damasco

Cida Damasco

Editora-chefe do jornal O Estado de S.Paulo, comanda a fusão total das operações jornalísticas dos meios impresso e digital do Grupo Estado. Passou por Zero Hora, DCI, Exame e Gazeta Mercantil. Foi eleita em 2014 entre os ‘TOP 50’ dos +Admirados Jornalistas Brasileiros pelo trabalho desenvolvido na Folha de S.Paulo. Reeleita em 2015 ficou classificado entre os 100 mais admirados do Brasil. A votação é realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

Maria Aparecida Damasco nasceu em 1950 em São Paulo (SP). É formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (SP).
 
Começou a trabalhar no setor em 1970. O primeiro emprego foi na equipe de copy-desk do jornal Notícias Populares (SP), já extinto e que pertencia ao Grupo Folha, onde diz ter aprendido os principais elementos de uma apuração, em um ambiente predominante masculino. Logo depois, foi para o núcleo de revistas técnicas da Editora Abril, ali atuando como redatora da revista especializada Plásticos&Embalagens (SP).
 
Consolidou depois a carreira na área de Economia: foi editora da revista Exame (SP) e da newsletter Análise (SP), redatora de O Estado de S.Paulo (SP) – ajudando a implementar o caderno da Economia, em 1989 –, do Diário do Comércio & Indústria (DCI), do jornal Zero Hora (RS) e da Gazeta Mercantil (SP).
 
Voltou a O Estado de S.Paulo em 2001, como chefe de Reportagem da editoria de Economia. Assumiu a editoria em fevereiro de 2006, passou a editora-executiva em outubro de 2008 e, a partir de janeiro de 2011, tornou-se editora-chefe do jornal.
 
Cida Damasco foi a primeira editora-chefe em 136 anos (desde 1875) de O Estado de S.Paulo. Em sua longa carreira, como define, só pontua uma única ocasião em que ser mulher a impediu de conquistar um cargo. Ela mesmo conta: “Muito no começo de minha carreira, eu estava em uma lista para ser promovida – a ‘disputa’ era entre eu e um homem – e não consegui. Ouvi o argumento ‘você pode esperar, o que ia fazer com esse aumento? Comprar maquiagem? Depois disso nunca tive nenhum problema de preconceito ou remuneração”.
 
Gravou em junho de 2012 o Pulo do Gato do Plano Real comentário onde analisou a economia no momento econômico da época. A análise permite entender um pouco a economia brasileira em 2015.
 
Desde então, comanda a fusão total das operações jornalísticas dos meios impresso e digital do Grupo Estado. Em 2015 segue como editora-executiva.
 
Em outubro de 2015 Cida Damasco foi convidada a participar do Encontro de Tiradentes, (MG), em mesa sobre O futuro dos jornais que reunirá também Josemar Gimenez (Diários Associados) e Luiz Fernando Gomes (Lance). O evento, apoiado por este Portal dos Jornalistas, tem a curadoria de Audálio Dantas e apoio da Prefeitura de Tiradentes.
 

Foi eleita em 2014 entre os ‘TOP 50’ dos +Admirados Jornalistas Brasileiros pelo trabalho desenvolvido na Folha de S.Paulo. Reeleita em 2015 ficou classificado entre os 100 mais admirados do Brasil. A votação é realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.   

 
 
 
Atualizado em dezembro/2015 - Portal dos Jornalistas
 
Fontes:
Jornalistas&Cia - Edição 1028
 
Jornalistas&Cia - Edição 1.020
 
 
Jornalistas&Cia, ed. 663
Livro Jornalistas Brasileiros - Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)
 

Museu Goeldi
OPN Eventos
MT Viagens
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)