APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
Get Adobe Flash player
$('#fade').cycle();
5615
Get Adobe Flash player
$('#fade').cycle();

Home >> Perfil

Ricardo Kotscho

Ricardo Kotscho

Ganhador dos principais prêmios da imprensa, ex-secretário de Imprensa da Presidência da República (primeiros anos do Governo Lula) e com vasta experiência na mídia, é comentarista da Record News e repórter da revista Brasileiros

Ricardo Kotscho já trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira nas funções de repórter, repórter especial, editor, chefe de reportagem, colunista, blogueiro e diretor de Jornalismo. É, atualmente, comentarista do Jornal da Record News e repórter especial da revista Brasileiros.

Foi correspondente do Jornal do Brasil na Europa nos anos de 1977 e 1978, e exerceu o cargo de secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Luiz Inácio Lula da Silva, no período de 2003 a 2004.

Ganhou os prêmios: Esso, em 1975, 76, 78 e 95;  Herzog, em 1981 e 83; Comunique-se, em 2010 e 2012; Top Blog, em 2009; Cláudio Abramo, entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa, da ONU.

Tem 20 livros publicados, entre eles, Do golpe ao Planalto – Uma vida de repórter (Companhia das Letras, 2006), A Prática da Reportagem (Ática, 1986), Vida que segue (Escrita Fina, 2011) e A Aventura da Reportagem (Summus, 1990), este com Gilberto Dimenstein.

Foi personagem principal do livro Lugar de Repórter Ainda É na Rua: O Jornalismo de Ricardo Kotscho, dos jornalistas Mauro Júnior e José Roberto de Ponte (Tinta Negra, 2010), com histórias de bastidores de sua carreira.

Em 2011, foi contratado pela Record como comentarista do Jornal da Record News, ancorado por Heródoto Barbeiro. Seu blog, Balaio do Kotscho, antes hospedado no iG, transferiu-se para o R7.

Neto, pelo lado materno, de um popular jornalista alemão, de quem ele e o irmão, Ronaldo Kotscho, teriam herdado o talento. É pai da também jornalista Mariana Kotscho.


Atualizado em setembro/2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:

Samsung
Embraer
Get Adobe Flash player
Banco do Brasil
Doe Agora (Abrinq)