APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6077

Home >> Perfil

Arcírio Gouvêa

Arcírio Gouvêa

Faz a trajetória no jornalismo do Rio de Janeiro, traz no currículo matérias especiais e internacionais que testemunharam momentos da história brasileira. Recebeu da Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro o Prêmio de ‘Repórter Revelação’. É diretor e editor do jornal ‘SobreTudo Turismo’.

Arcírio B. Gouvêa Neto nasceu em Santos, São Paulo, é formado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. Começou no Jornal dos Sports como repórter-estagiário, em 1978, onde cobria os clubes de futebol do Rio e automobilismo. Em 1979, recebeu da Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro o prêmio de ‘Repórter Revelação’.

Voltou ao Jornal dos Sports por mais duas vezes, como redator e depois subeditor. Trabalhou ainda na Revista Manchete período em que destaca a cobertura da morte de Tancredo Neves, dos desfiles de carnaval, entrevista com Roberto Carlos.

Ainda no Grupo Bloch trabalhou para a revista Fatos & Fotos. Para a publicação fez a matéria com John Lennon uma semana antes de sua morte, com as últimas fotos do artista. Além dessa as reportagens em presídios e dezenas de entrevistas.

Para o jornal O Dia fazia as reportagens especiais de domingo. Dezenas ganharam manchetes de primeira página. Entre elas destaca as coberturas também especiais: Edifício Andorinha, entrevista com o traficante Escadinha; a reportagem que revelou a venda de tíquetes de leite, na época, dados pelo governo à família carentes, que trouxe ao Rio uma equipe da Presidência da República do governo Sarney.

Para O Dia cobriu também a destruição de moradias morte e posseiros na Fazenda São Bernardino, em Nova Iguaçu, tombada pelo Iphan, que teria sido ordenada pela própria prefeitura do município; e a cobertura da Copa do Mundo de 1986.

No jornal O Globo, trabalhou em três oportunidades: na primeira, como repórter da Geral, na segunda, como redator do Segundo Caderno e na terceira como repórter esportivo, onde cobria ainda a Seleção Brasileira.

Entre as reportagens sobre esporte antecipou em uma entrevista com Telê Santana praticamente toda a delegação brasileira para a Copa do Mundo de 1982, com dois dias de antecedência do anúncio oficial.

Em 1992, ingressou no jornal Última Hora onde ficou até 1994 quando se transferiu para o Jornal do Commercio e daí em 1996, para a Agência de Notícias Sport Press.

Em 2000 viajou para Espanha e Portugal onde realizou uma série de reportagens sobre turismo, futebol, cultura, política e meio ambiente para o jornal ‘SobreTudo Turismo’ do qual é diretor e editor.

Escreveu dois livros: Eternamente Amor e Reflexos do Luar.

É conselheiro e secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Expressão e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa e sócio desde 1979. Colabora ainda, há mais de 10 anos, no Jornal da ABI.

É diretor e editor do jornal SobreTudo Turismo, site que está sendo reconstruído no provedor Uol e, de acordo com Arcírio, logo estará no ar.  Ele anuncia também, ainda para 2014, o lançamento nacional do jornal impresso com o mesmo nome.

 

 

Atualizado em Agosto/2014 – Portal dos Jornalistas

Informações conferidas pelo jornalista

www.jornalsobretudoturismo.com.br

Campanha de Crowdfunding
Radio Web
Mais Premiados
OPN Eventos
MT Viagens
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)