APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6077

Home >> Perfil

Eduardo Belo

Eduardo Belo

Editor-assistente de Brasil no Valor Econômico, onde trabalhou em duas outras ocasiões anteriores. Tem passagens pelos jornais Folha da Manhã, Estadão e Gazeta Mercantil. É autor de ‘Livro-Reportagem’ pela Contexto, ‘Apenas uma Garotinha – A história de Cássia Eller’(Editora Planeta) e ‘Brasil Espetáculo y Progreso’ (Ed. Lunwerg, Espanha). Venceu, junto com a equipe do Valor, o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, na categoria Água em 2013.

Eduardo Belo é bacharel em Jornalismo pela PUC-SP desde 1987. Com mais de 25 anos de carreira, o jornalista foi repórter e trabalhou nas funções de repórter, redator, editor assistente e editor adjunto de Economia na Folha da Manhã, jornal do grupo Folha, entre 1988 e 1996. De 1996 a 1998 foi editor-assistente em O Estado de S.Paulo onde também ocupou o posto de chefe de reportagem.

Trabalhou na extinta Gazeta Mercantil entre 1998 e janeiro de 2000, quando se transferiu para o Valor como editor assistente de Brasil. De 2004 a 2005 trabalhou na função de coordenador de conta na Máquina da Notícia (SP).

Na sequência, retornou ao Valor Econômico, como editor assistente de Finanças. Deixou a função em 2010, quando passou atuar como editor de livros, função em que permaneceu até dezembro de 2013.

Publicou, entre outros, os livros Apenas uma Garotinha – A História de Cássia Eller (Planeta do Brasil, 2005), Livro-Reportagem (Editora Contexto, 2006), obra na qual fala da profissão. Escreveu também a obra Brasil Espetáculo y Progreso para a editora espanhola Lunwerg, de Barcelona, para qual tem produzido esporadicamente textos de caráter institucional e sobre o patrimônio histórico, cultural e natural do Brasil, como o guia histórico, cultural e do patrimônio natural Viator, da concessionária de rodovias Arteris.

Em outubro de 2013, participou, com a equipe de Célia Rosemblum, pelo Valor Econômico, da cobertura vencedora do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, na categoria Água, em publicação especial (Caderno A Conta Gotas) realizada em parceria com os profissionais Sérgio Adeodato, Martha San Juan França, Silvia Czapski, Rosangela Capozoli, Salete Silva, Paulo Vasconcellos, Angela Klinke, Patricia Amaral, Andrea Vialli e André Lachini.

 

 

Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

Dados conferidos pelo jornalista

http://www.linkedin.com/pub/eduardo-belo/25/769/573

http://books.google.com.br/books?id=qBxn_QWMwAMC&dq=inauthor:%22Eduardo+Belo%22&hl=pt-BR&sa=X&ei=ZjpgUtzJM4mFkwX4sIH4Dw&ved=0CDYQ6AEwAQ

http://livraria.folha.com.br/livros/tecnica-jornalistica/livro-reportagem-eduardo-belo-1014904.html

https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/8/12/tributacao-ainda-tem-o-maior-peso

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1917

Edição Jornalistas&Cia 918.

Campanha de Crowdfunding
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)