APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6077

Home >> Perfil

Cassiano Elek Machado

Cassiano Elek Machado

Editor de Ilustríssima na Folha de S.Paulo, atuou como diretor editorial da editora Cosac Naify, responsável por mais de 300 lançamentos. Foi repórter, redator e editor do caderno de cultura Ilustrada, da Folha de S.Paulo, onde esteve por dez anos, na primeira passagem pelo jornal. Também foi redator-chefe da revista Trip e editor da revista Piauí.

Cassiano Elek Machado estudou jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e ciências sociais, na Universidade de São Paulo (USP), ao mesmo tempo, de 1993 a 1996. Aprimorou sua formação em Espanhol e Estudos Ibéricos na Universidade Complutense da Espanha/Madrid em 2001.

Foi repórter, redator e editor do caderno de cultura Ilustrada, do jornal Folha de S.Paulo, onde esteve por dez anos na primeira passagem pela redação paulista do jornal. De 1996 a 2005, escreveu mais de dois mil artigos e ensaios sobre a cultura (artes visuais, literatura, música, cinema).

Como editor-chefe da revista Trip, supervisionou as matérias editoriais nos anos de 2005 e 2006 em São Paulo/SP.

Mudou-se para o Rio de Janeiro. Participou da equipe inaugural da Revista Piauí onde foi repórter e editor, entre 2006 e 2008.

No período, acumulou por oito meses a função de curador do programa da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty/Rio em 2007.

O festival contou com a participação de mais de 40 grandes escritores de 11 países, incluindo dois vencedores do Prêmio Nobel (JMG Le Clézio e Nadine Gordimer) e autores talentosos, como Amos Oz, Will Self e Kiran Desai. Cassiano também coordenou o programa de franja, que inclui exibições de filmes relacionados, teatro e concertos. A direção e produção do programa demandou atividades de janeiro a agosto de 2007.

Por mais de quatro anos foi responsável pela seleção de títulos a ser publicado pela Cosac Naify, editora instalada em São Paulo desde junho de 1997.

Como diretor da equipe editorial supervisionou a produção final de cerca de 90 títulos por ano. Além de coordenar as atividades de comunicação com a imprensa, Cassiano participou feiras de livros nacionais e internacionais, incluindo Frankfurter Buchmesse, London Book Fair, Livro Digital Mundial de Nova York, Salone Internazionale del Libro em Turim, de Mois la Photo-Paris e Fotoseptiembre-Ciudad del México. Foi diretor editorial de fevereiro de 2008 a abril de 2012.

Desde setembro de 2012 está na Folha de S.Paulo, atualmente como editor de Ilustríssima.

Dono de uma incrível sensibilidade, expressa esse talento em textos e imagens. Vide a participação dele no lançamento do blog Entretempos na página da Folha.

Além do trabalho como jornalista, Cassiano é tradutor dos livros infantis Pato!Coelho, de Amy Krouse Rosenthal, lançado em 2010, e Não é uma Caixa, de Antoinette Portis (2012).

 

 

 

Fontes:

http://www.linkedin.com/profile/view?id=45853557&authType=OPENLINK&authToken=

entretempos.blogfolha.uol.com.br/2012/12/.../de-dentr

http://editora.cosacnaify.com.br/Autor/1348/Cassiano-Elek-Machado.aspx





 

Mais Premiados
OPN Eventos
MT Viagens
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)