APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6123

Home >> Perfil

Mariana Kotscho

Mariana Kotscho

Âncora do programa Papo de Mãe na TV Cultura e editora do site homônimo. Foi apresentadora da TV Brasil, repórter da TV Record e do Globo News e produtora do SBT.

Mariana Nogueira Kotscho nasceu em São Paulo (SP). É formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PucSP/SP) desde 1994. É filha do jornalista Ricardo Kotscho.
 
Iniciou a carreira em 1991, aos 17 anos, como repórter de Cidades no jornal Gazeta de Pinheiros, em São Paulo (SP). Quando pediu o cargo, ouviu o primeiro "não" da profissão. Foi considerada muito jovem, podia esperar. Uma enchente no bairro do Butantã, onde morava, e a matéria sobre o assunto que levou à redação lhe abriram as portas no jornal. A alegria não durou muito: a Gazeta, passados três meses, fechou. Como já tinha posto o pé na estrada, a jovem batalhou por um posto de radioescuta no SBT. Aceita, posteriormente atuou também como produtora na emissora.
 
Em 1994, após graduar-se, ingressou na TV Record (SP) como pauteira, mas logo assumiu a função de repórter de rua. Permaneceu na emissora por cerca de dois anos. Recebeu, então, um convite da jornalista Alice Maria para ser a primeira repórter da Globo News, na fundação do canal em São Paulo. Trabalhou na função durante 11 anos, produzindo reportagens para todos os telejornais e programas de entrevistas da Rede Globo. Entrevistou pessoas e personalidades das mais diversas áreas: de presidentes da República a políticos, empresários, intelectuais a artistas em geral, entre eles: Lula, FHC, Pelé, Raquel de Queiroz, Roberto Carlos, dom Paulo Evaristo Arns, Jean Claude Van Damme e Roger Moore. Nos últimos dois anos na emissora, viveu no Ceará, de onde enviava reportagens especiais para o Jornal Nacional.
 
Saiu da Globo em novembro de 2007, passando a atuar como jornalista freelancer, o que lhe garantia mais tempo para cuidar dos três filhos pequenos. Passou a se dedicar à produção de reportagens esporádicas, apresentação, locuções e media training, além de ministrar palestras sobre Jornalismo.
 
Dois anos depois voltou à tevê para apresentar o programa Papo de Mãe, de sua autoria, na TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ao lado da amiga e jornalista Roberta Manreza. No Papo de Mãe, as jornalistas recebem mães, filhos, convidados e especialistas nas áreas de saúde e educação das crianças com o objetivo de promover informações sobre os temas. Os assuntos do programa também eram tratados no site Papo de Mãe, alocado no portal Brasil Post, da EBC.
 
Com o fim do contrato que mantinha com a EBC, acertou em junho de 2016 com a TV Cultura (SP) a veiculação do programa, que começou a ser transmitido em setembro. Ao mesmo tempo, passou também a apresentar o Papo de Mãe na rádio Estadão FM (SP), às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 16h35, e a publicar informações sobre o assunto em site no Portal do Estadão.
 
Em 2002 foi agraciada, juntamente com a equipe com que trabalhava, com uma Menção Honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria TV-Doc/Especial, pela produção da matéria Dops – O resgate de uma história, veiculada na Globo News. 
 
 
Atualizado em setembro de 2016
 
Fontes:

Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)