APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6077

Home >> Perfil

Gustavo Henrique Ruffo

Gustavo Henrique Ruffo

Sócio e editor do site FlatOut!, é especializado em indústria automobilística. Trabalhou em vários jornais e revistas do gênero.

Gustavo Henrique Ruffo nasceu em 28 de fevereiro de 1977, em São Paulo (SP). É jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero (SP), no ano 2000, e em Direito, pela Universidade de São Paulo (USP), em 2002.
 
Iniciou a carreira como repórter do Caderno Veículos da Folha de S.Paulo (SP) em agosto de 1998, atuando também em Brasil e Ciência. Três anos depois, em fevereiro de 2001, saiu do jornal e passou a integrar a equipe da revista Oficina Mecânica (SP).
 
Passou pela Gazeta Mercantil (SP), na seção de Automóveis do caderno Grande São Paulo, pela revista Cães & Cia (SP) e voltou para o Grupo Folha, trabalhando desta vez na Folha Online, na seção Veículos do portal, então recém-lançada.
 
Afastado das redações entre 2004 e 2005, fez uma rápida passagem pelo setor de Planejamento de Relações Trabalhistas da Ford Motor Company e voltou à revista Oficina Mecânica, onde ficou até se tornar editor do site Webmotors, em 2006. Ficou por lá até 2010.
 
Neste meio tempo, contribuiu com os sites Carangoblog, World Car Fans e com a revista Quatro Rodas (SP).
 
Em 2010, fundou, com Mercedes Cumaru, a Agência Motor, voltada ao mercado automotivo. No mesmo período, começou a contribuir com a revista Car and Driver Brasil (SP), da qual se tornou editor de testes em abril de 2010. Em agosto, foi contratado novamente pela revista Quatro Rodas.
 
Voltou para a Car and Driver Brasil, como editor da publicação, em maio de 2011. Ficou até o final de abril de 2013. No período, venceu o 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo com a matéria Por que sem carro?, na qual questionou o Dia Mundial Sem Carro e outras iniciativas que veem o automóvel apenas como fonte de problemas, não como a solução de mobilidade que ele nasceu para ser.
 
Fez uma breve passagem pela equipe do Jornal do Carro (SP), de agosto a outubro de 2013, e dedicou-se aos frilas até abril de 2015, quando se tornou sócio e editor do site FlatOut!.
 
Conquistou Menção Honrosa do Prêmio AEA de Meio Ambiente 2014, na categoria Jornalismo, com a matéria Inovar-Álcool. No ano seguinte, levou o prêmio principal do certame, com a matéria Reinvenção da roda, que trazia detalhes da tecnologia que utiliza motores elétricos nas rodas dos carros. Ambas as reportagens foram publicadas na revista Quatro Rodas.
 
Recebeu também Menção Honrosa no Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2016, com a matéria O nascimento do Ka visto de dentro, do site FlatOut!.
 
Em setembro de 2016, começou a colaborar com o portal Cars.co.za, publicação automotiva da África do Sul, enviando esporadicamente reportagens sobre carros lançados no Brasil e que podem chegar lá, como foi o caso da matéria de estreia, sobre o Nissan Kicks.
 
É autor do livro O colesterol do Trânsito (Clube de Autor, 2014), ilustrado por Walter Júnior.
 
 
Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas
 
Fontes:

Campanha de Crowdfunding
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)