APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6077

Home >> Perfil

Gustavo Henrique Ruffo

Gustavo Henrique Ruffo

Especializado em indústria automobilística, trabalhou em vários jornais e revistas do gênero, além de publicações como Folha de S.Paulo e Gazeta Mercantil. É editor do site ‘FlatOut!’. Conquistou em agosto de 2013 o 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo e em junho de 2015 o Prêmio AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.

Gustavo Henrique Ruffo nasceu em 28 de fevereiro de 1977, em São Paulo/SP.

Iniciou a carreira como repórter do Caderno Veículos da Folha de S.Paulo em agosto de 1998, atuando também em Brasil e Ciência. Três anos depois, em fevereiro de 2001, saiu do jornal e passou a integrar a equipe da revista Oficina Mecânica.

Passou pela Gazeta Mercantil, no caderno Grande São Paulo, na seção de Automóveis, pela revista Cães & Cia e voltou para a Folha, trabalhando desta vez na Folha Online, na então recente seção Veículos do portal.

Afastado das redações entre 2004 e 2005, fez uma rápida passagem pelo setor de Planejamento de Relações Trabalhistas da Ford Motor Company e voltou à revista Oficina Mecânica, onde ficou até se tornar editor do site Webmotors, em 2006. Ficou por lá até 2010.

Neste meio tempo, contribuiu com os sites Carangoblog, World Car Fans e com a revista Quatro Rodas.

Em 2010, fundou, com Mercedes Cumaru, a Agência Motor, voltada ao mercado automotivo. No mesmo período, começou a contribuir com a revista Car and Driver Brasil e se tornou editor de testes em abril de 2010. Em agosto, foi contratado pela revista Quatro Rodas.

Voltou para a Car and Driver Brasil, como editor da publicação, em maio de 2011, onde ficou até o final de abril de 2013. Escrevendo também para o site da publicação, venceu o 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo com a matéria Por que sem carro?, na qual ele questionou o Dia Mundial Sem Carro e outras iniciativas que vêm o automóvel apenas como fonte de problemas, não como a solução de mobilidade que ele nasceu para ser. E que sempre terá seu espaço.

Fez uma breve passagem pela equipe do Jornal do Carro, de agosto a outubro de 2013, e dedicou-se aos frilas até abril de 2015, quando se tornou sócio e editor do site FlatOut!.

Em junho de 2015 Gustavo Ruffo conquistou o 9º Prêmio AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o principal do concurso, na categoria Jornalismo, com a matéria Reinvenção da roda. A reportagem freelance traz detalhes da tecnologia que utiliza motores elétricos nas rodas dos carros, foi publicada pela revista Quatro Rodas.

 

 

Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pelo jornalista

http://www.linkedin.com/in/gustavohenriqueruffo

Mais Premiados
OPN Eventos
MT Viagens
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)