APOIO

PUBLICIDADE

Get Adobe Flash player
Get Adobe Flash player
Odebrecht
$('#fade').cycle();
5512
Portal dos Jornalistas

Home >> Perfil

Luciano do Valle

Luciano do Valle

O narrador esportivo Luciano do Valle morreu aos 66 anos, na tarde do sábado de 19 abril, em Uberlândia, Minas Gerais, vítima de infarto. Luciano passou mal durante uma viagem de avião e chegou a ser internado em um hospital particular da cidade, mas não resistiu. O narrador chegava a Uberlândia para cobrir o jogo entre Atlético-MG e Corinthians, no Estádio Parque do Sabiá, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro (Brasileirão). Um dos ícones da narração esportiva no Brasil, montou a equipe de esportes da TV Bandeirantes e foi o narrador titular da TV Globo por oito anos. Desbravou diversas modalidades esportivas, ainda desconhecidas no Brasil.

 
(4 de julho de 1947, Campinas (SP) / 19 de abril de 2014)
 
 
Luciano do Valle Queiroz, nasceu em Campinas (SP), em 4 de julho de 1947. Um dos principais narradores esportivos do País, iniciou a carreira com 16 anos, na rádio Educadora, também em Campinas. Na mesma cidade, narrou na rádio Brasil. Ainda na década de 60, foi para São Paulo (SP) trabalhar na rádio Gazeta, a convite do lendário narrador Pedro Luiz. Em 1968, mudou-se para a rádio Nacional (atual Globo), narrando futebol e diversas outras modalidades.
 
Empresário, narrador, Luciano do Valle ampliou o espaço da cobertura esportiva e ajudou a dar visibilidade a muitos atletas e a esportes como vôlei, basquete, automobilismo, boxe e, até sinuca.
 
Na TV, iniciou a carreira em 1974, quando substituiu o narrador Geraldo José de Almeida na TV Globo. Transmitiu Fórmula 1 (temporadas de 1974 a 1982, menos a de 1980, que foi exclusividade da TV Bandeirantes), futebol nacional, Olimpíadas (Montreal 1976 e Moscou 1980) e Copas do Mundo de Futebol (1978 e 1982, sendo esta última com exclusividade para a TV). Também apresentou edições do Globo Esporte.
 
Após a Copa de 1982, manifestou a intenção de promover os esportes olímpicos no Brasil. Passou para a TV Record, onde não encontrou estrutura para montar uma grande equipe esportiva, já que a emissora possuía poucas afiliadas pelo País. Ainda em 1983, foi para a Bandeirantes, onde lançou o Show do Esporte (dez horas de programação esportiva aos domingos e duas horas durante a semana).
 
Na Bandeirantes, Luciano transmitiu a até então desconhecida Fórmula Indy, entre as temporadas de 1985 e 1992 (muito pela presença do automobilista Emerson Fittipaldi), bilhar, vôlei, jogos de basquete americano (NBA), entre outros esportes. Narrou as Copas do Mundo de 1986, 1990, 1994, 1998, 2006 e 2010 (estas duas últimas também pelo canal pago Bandsports), além de ter conseguido a exclusividade do Campeonato Brasileiro nas edições de 1990 e 1991.
 
Além disso, Luciano apresentou por muitos anos o Verão Vivo nas praias do Guarujá (SP), o debate esportivo Apito Final, nas noites de domingo, além do Valle Tudo, de variedades, nas madrugadas de sábado para domingo. Montou uma equipe com diversos ex-jogadores de futebol como comentaristas.
 
Em 2003, regressou à Record, onde narrou a campanha do Palmeiras na Série B do Campeonato Brasileiro (2003), a Eurocopa 2004 e outras competições futebolísticas. No final de 2005, voltou para a Bandeirantes, onde, além das transmissões esportivas, faz coberturas de Carnaval no Nordeste.
 
Nos últimos anos, Luciano do Valle diminuiu a quantidade de jogos transmitidos por ano, ficando somente com a narração de um jogo por semana e de algumas corridas da IRL, categoria que sucedeu a Fórmula Indy. Além disso, apresentou durante algum tempo o programa Tudo em Dia, de variedades, na TV Clube, de Recife (PE).
 
O narrador esportivo Luciano do Valle morreu aos 66 anos, na tarde do sábado de 19 abril, em Uberlândia, Minas Gerais, vítima de infarto. Luciano passou mal durante uma viagem de avião e chegou a ser internado em um hospital particular da cidade, mas não resistiu.
O narrador chegava a Uberlândia para cobrir o jogo entre Atlético-MG e Corinthians, no Estádio Parque do Sabiá, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro (Brasileirão).
 
 
 
 
 
 
Atualizado em abril/2014 - Portal dos Jornalistas.
Fontes:

http://www.papodebola.com.br/papodemidia/profissionais/lucianodovalle.htm, acessado em março/2012.

 

Embraer
Get Adobe Flash player
Doe Agora (Abrinq)