7.2 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 19, 2024

Buy now

Panorama 2016 é celeiro de pautas para o 5º Prêmio Abear de Jornalismo

Anuário traz informações e análises inéditas sobre o transporte aéreo brasileiro

 

Panorama 2016 traz análises e informações inéditas sobre o transporte aéreo brasileiro.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) lançou no final de julho o Panorama 2016. Com análises e informações inéditas sobre o transporte aéreo brasileiro, o anuário reúne dados de suas associadas ao longo do ano passado. A conectividade entre os aeroportos nacionais, evidenciando aqueles com potencial de exploração, além de um olhar acurado sobre os desafios que o ICMS sobre o combustível dos aviões trazem para o setor no País são alguns dos destaques dessa quinta edição do estudo anual, que pode inspirar diversas pautas para o 5º Prêmio Abear de Jornalismo (ver abaixo).

“É a primeira vez que o Panorama analisa o setor aéreo como parte de uma rede de relações com os setores que ele impulsiona – e não como uma atividade econômica autônoma”, destaca Maurício Emboaba, consultor técnico da Abear. “Esta edição tem também uma análise das ineficiências do transporte aéreo de passageiros, por meio das distâncias úteis percorridas por hora de voo, medidas nas quase um milhão de decolagens realizadas em voos domésticos em 2016”.

O documento contém ainda uma série de informações referentes a custos operacionais, demanda aérea, aproveitamento dos aviões, qualidade dos serviços, pontualidade dos voos, extravios e danos no manuseio de bagagens.

Prêmio Abear – Em sua quinta edição, o Prêmio Abear de Jornalismo 2017 distribuirá R$ 57 mil líquidos. O concurso tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar matérias jornalísticas que focalizem a aviação e que possibilitem, direta ou indiretamente, maior conhecimento sobre a aviação civil comercial nacional, contribuindo para o desenvolvimento do setor e também estimulando o hábito de voar.

Podem concorrer reportagens publicadas entre 21 de setembro de 2016 e 20 de setembro de 2017. Já a categoria Fotojornalismo, criada para celebrar os cinco anos do concurso e da própria Abear, premiará cinco trabalhos de destaque veiculados a partir de 21 de agosto de 2012. As inscrições vão até 22 de setembro.

Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias Temáticas (Cargas, Competitividade, Experiência de Voo ou Inovação e Sustentabilidade), em Imprensa Setorizada e no Especial de Fotojornalismo. Além delas, reportagens publicadas em veículos de fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília concorrerão ao Prêmio Especial Imprensa Regional.

Outra novidade da edição está no Grande Prêmio Abear, que neste ano será conhecido apenas na cerimônia de premiação. Ele será entregue ao trabalho que obtiver maior pontuação dentre os vencedores de uma das categorias Temáticas ou Setorizada.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese