5.3 C
Nova Iorque
sexta-feira, março 29, 2024

Buy now

Revista piauí realiza festival de jornalismo em São Paulo

A revista piauí realiza em 15 e 16/11, no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, o Festival Piauí de Jornalismo, que reunirá profissionais nacionais e internacionais (com tradução simultânea para estes) a fim de discutir o jornalismo contemporâneo. Os ingressos podem ser adquiridos para dias individuais ou em combo.

Programação

Sábado (15/11)

10h – Laura Zommer, professora de direito à informação na Universidade de Buenos Aires e diretora executiva do site argentino de jornalismo independente Chequeado, que faz checagem diária de declarações públicas dos políticos argentinos utilizando redes sociais e jornalismo de dados. A palestra terá mediação de Cristina Tardáguila, editora do blog Preto no Branco de O Globo, e Consuelo Dieguez, repórter da piauí.

14h – Andrei Scheinkman, editor-assistente e diretor de dados e de tecnologia do site 538, fundado pelo jornalista e estatístico Nate Silver, conhecido por ter previsto o resultado das eleições americanas em 2008 fazendo pesquisa e interpretação de dados. Scheinkman passou por New York Times, na equipe de notícias interativas, e Huffington Post, como editor de análise de dados e de estatísticas. Mediação de Daniel Bramatti, editor do blog Estadão Dados, e Rafael Cariello, repórter da piauí.

16h – Max Fisher, diretor de conteúdo do Vox (Estados Unidos), site de jornalismo de contexto que explica detalhadamente os grandes temas em pauta na imprensa, utilizando o Chorus, uma ferramenta dinâmica de publicação que permite aos editores e repórteres editarem e ilustrarem matérias, além de interagirem com os leitores e as redes sociais. Fisher editou um blog sobre política externa no jornal The Washington Post. Mediação de Fernando Rodrigues, repórter especial de Política da Folha de S.Paulo, e Bernardo Esteves, repórter da piauí.

18h – Pamela McCarthy, editora-assistente da revista The New Yorker (Estados Unidos) e coordenadora da equipe que projetou a publicação para o formato digital. Foi editora da Esquire e da Vanity Fair, e conduziu a reestruturação editorial das duas revistas trazendo novos escritores e fotógrafos. Mediação de Daniela Pinheiro, repórter da piauí, e Paulo Roberto Pires, editor da revista Serrote.

Domingo (16/11)

10h – Evan Ratliff, fundador e editor do Atavist (Estados Unidos), site que possibilita ao usuário criar sua própria publicação digital, incluindo texto, vídeo, foto e áudio, e adaptá-la para computador, celular ou tablet. Ratliff é colaborador de New Yorker, National Geographic e Wired. Mediação de Bruno Torturra, cofundador da Mídia Ninja, que atualmente dirige o estúdio Fluxo (central de jornalismo online), e Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo.

14h – Carlos Dada, fundador e diretor do El Faro (El Salvador), primeiro jornal digital latino-americano, criado em 1998. Em 2011, Dada ganhou o Prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade Columbia, por reportagens sobre a América Latina e o Caribe. Mediação de Claudia Antunes, editora da piauí, e João Gabriel de Lima, redator-chefe de Época.

16h – Stephen Engelberg, editor-chefe e fundador do ProPublica, site de jornalismo investigativo com sede em Nova York. Mediação de João Moreira Salles, editor da piauí, e Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado.

18h – Nikil Saval, editor da revista de ensaios e cultura n+1 (Estados Unidos). Autor de Cubed: A Secret History of the Workplace, livro que analisa as razões pelas quais os locais de trabalho são do jeito que são e como poderiam ser melhores. Mediação de Fernando de Barros e Silva, diretor de Redação da piauí, e Flávio Pinheiro, superintendente executivo do Instituto Moreira Salles.

Almoço da Cozinha Piauí 15/11 (vendido separadamente)

12h – João Moreira Salles conversa com Fernando Henrique Cardoso. Durante a entrevista será servido um almoço.

Almoço da Cozinha Piauí 16/11 (vendido separadamente)

12h – Daniela Pinheiro conversa com Antonio Carlos de Almeida Castro, o advogado Kakay. Durante a entrevista será servido um almoço.

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese