8.9 C
Nova Iorque
quinta-feira, março 28, 2024

Buy now

Masterianos participam de Semana Internacional na Flórida

Alunos dos cursos Master em Jornalismo do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) participaram de 10 a 14/11 da Semana Masteriana na Flórida, com apoio da Odebrecht. Os 32 profissionais de todo o Brasil puderam aprofundar o conhecimento em práticas e tendências do jornalismo norte-americano, nas várias visitas a instituições de ensino e redações.

A primeira foi à Universidade de Miami, onde o grupo foi recebido pelos professores Rich Beckman e Kim Grinfeder, e pelo decano Gregory Shepherd, além de assistirem a uma vídeo-aula de Alberto Cairo sobre a utilização de dados no jornalismo moderno. No cerne da discussão da primeira manhã, jornalismo multimídia, design para web, mídias sociais e tecnologia. “Estou treinando meus alunos para empregos que ainda não existem”, disse o professor Grinfeder, dando a dimensão de como a tecnologia é fundamental e cada vez mais presente na formação do profissional de comunicação egresso da Universidade de Miami.

Os alunos dos diferentes cursos são estimulados ,inclusive financeiramente, a trabalharem juntos, justamente para explorar habilidades múltiplas.  A segunda visita foi ao lendário Miami Herald, hoje com uma redação bem menor ,embora bastante moderna e funcional – da que ostentava até pouco tempo à beira da Biscayne Bay. A equipe do jornal explicou a concepção e execução do especial multimídia Innocents lost, publicado em março deste ano, que se tornou referência em jornalismo investigativo, conquistando prêmio da Associação de Notícias Online.

O grupo de masterianos teve um encontro com o diretor editorial da Knight Foundation Michal Bolden. A instituição apoia soluções criativas e inovadoras que colaborem para o desenvolvimento do jornalismo. “Não apoiamos projetos editoriais específicos, e sim ferramentas que possam ser aplicadas para que o trabalho jornalístico se desenvolva”, disse Bolden. Integração e multimídia A maior emissora em espanhol dos Estados Unidos, que também figura entre as cinco maiores de canal aberto do país, abriu as portas para os brasileiros.

Para ciceronear o grupo, foi destacado o gaúcho Luciano Ibias, diretor sênior de Social Media da Univisión, que migrou para lá em 1999. No bate-papo, Ibias explicou como funcionam as estratégias para manter as redes sociais do canal em alta. Junto a ele, o jovem grupo que cuida da parte gráfica do site da companhia apresentou exemplos de como o design pode colaborar para o sucesso de reportagens da web. Mais uma vez, integração e multimídia foram palavras de ordem.

Após visita a obras da Odebrecht no aeroporto de Miami e no Adrienne Arsht Center for the Performing Arts, o grupo seguiu para St. Petesburg para participar de três workshops no Poynter Institute, da Univertsity of South Florida, especializado em Jornalismo. As aulas foram conduzidas por Kenny Irby, diretor de Relações com a Comunidade e de Jornalismo Visual e Diversidade: Ferramentas e estratégias de mídias sociais, Ferramentas e estratégias para mobile e Multimidia Storytelling. A semana se encerrou com uma visita à redação do Tampa Bay Times, que soma dez prêmios Pulitzer em sua galeria.

Recepcionado por Ron Brackett, o grupo também acompanhou uma – para surpresa de muitos – civilizada reunião de pauta dos editores do jornal. Realizada anualmente, a Semana Masteriana Internacional está aberta a masterianos de qualquer turma. As inscrições para o Programa Avançado em Jornalismo Digital, Master em Jornalismo: Gestão Estratégica e de Marcas e Programa  de Jornalismo de Dados e Visualização estão abertas pelo www.iics.edu.br.

Na equipe do IICS destacada para o evento estavam Glaucia Crema (diretora Acadêmica), Mônica Paula (coordenadora de Comunicação), Luis Jarussi (assistente) e Adriana Pires (secretária). No grupo de alunos, Adriana Ferronato (Notícias do Dia), Adriana Teixeira (Brasil Econômico), Adriene Trinca (Canal Rural), Ana Dubeux (Correio Braziliense), Ana Luiza Machado (Diário de Pernambuco), Andrea Cantarelli, Bruna Siqueira Campos (Diário de Pernambuco), Carlos Etchichury (Diário Gaúcho), Celso Calamita (Abal), Claudia Paixão (Amazonsat), Denys Grellmann (Revista 100 Fronteiras), Edílson Segundo (Diário de Pernambuco), Eduardo Aguiar (Gazeta do Povo), Ewandro Schenkel (Jornal de Londrina), Gabriel Attuy (Análise Editorial), Gabriela Canseco (Afipe), Giovani Ferreira (Gazeta do Povo), Lenara Londero (Canal Rural), Lorena Ferrário (assessoria de imprensa), Luciana Cardoso (Estadão), Luiz Eduardo Leal (Amazonsat), Maria Fernanda Delmas (O Globo), Mariana Ribeiro (J&Cia/Portal dos Jornalistas), Mariane de Souza (Amazonsat), Marta Cury (Estadão), Cilene Rabello (Correio Braziliense), Phelippe Daou Jr. (Amazonsat), Sabrina Passos (Zero Hora), Silvia Bessa (Diário de Pernambuco), Tatiana Ramos (TV Cabo Branco), Vandeck Santiago (Diário de Pernambuco) e Vera Ogando (Diário de Pernambuco).

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese