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terça-feira, abril 23, 2024

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Critical Mass, do Grupo Omnicom, é nova aposta do Grupo In Press

Quase um ano após anunciar sociedade com a DAS/Omnicom e trazer para o Brasil a FleishmanHillard, a In Press amplia a parceria lançando no Brasil agência digital do grupo O Grupo In Press, integrado por marcas como In Press, Brodeur, FleishmanHillard e VBrand, está trazendo para o mercado brasileiro a Critical Mass, agência digital do Grupo Omnicom especializada em inovação e tecnologia para comunicação digital (experience design, no termo em inglês). Com ela, o grupo passa a oferecer uma atuação mais especializada em tecnologia e criação focada em user experience. É um complemento à oferta já existente no campo de RP, que tem força em relacionamento com influenciadores digitais, social media, monitoramento. “Ela chega para completar nosso portfólio de soluções digitais, colocando a tecnologia a serviço da comunicação para transformar o negócio de nossos clientes”, diz Kiki Moretti, CEO do Grupo In Press. “E nos permite dar mais um passo na internacionalização do grupo. A Critical Mass atuará muito fortemente junto à nossa própria carteira de clientes, atrairá outros clientes locais e globais e dará uma contribuição importante para aumentar nossa participação no mercado e enfrentar com mais consistência a crise econômica, que tende a se agravar em 2016”. Fundada há 19 anos em Calgary, no Canadá, a Critical Mass tem hoje 750 colaboradores em três continentes e escritórios em Nova York, Chicago, Nashville, Los Angeles, Londres, Toronto, Costa Rica, Hong Kong e Cingapura, além de Calgary e agora São Paulo. Entre outros trabalhos, desenvolveu o Nike ID, primeiro site de personalização de tênis, o primeiro configurador de carros criado para a Mercedes Benz, a primeira integração do Apple Watch com o internet banking do Citibank e refez todo o e-commerce do Sunglass Hut, criando a primeira aplicação de reconhecimento facial que facilita a escolha do melhor modelo para tipo de rosto do cliente. Entre os clientes globais estão Nissan, Clorox, SAP, Citi, Luxottica e HP. “A Critical Mass é considerada uma das mais inovadoras e criativas agências do Grupo Omnicom”, afirma Kiki. Para liderá-la chega ao Grupo In Press Alfredo Reikdal, executivo com mais de 20 anos de experiência nas áreas digital e de publicidade, com passagens por empresas como Artplan, Razorfish, Coca-Cola e Globo.com. A operação brasileira será um espelho das operações da agência no mundo, seguindo a mesma metodologia e os mesmos processos. “A exemplo dos outros escritórios da agência, nosso time multidisciplinar também contará com estrategistas de negócio, creative technologists, experience designers e uma forte liderança na gestão e condução dos projetos”, explica o executivo. Uma novidade que a agência traz para o mercado brasileiro é o CM Innovation Lab. Independentemente dos projetos dos clientes, o time terá um percentual do seu tempo para trabalhar no desenvolvimento de aplicativos, testes de novas tecnologias e prototipação de produtos. “Com isso podemos aportar inovação para os nossos clientes constantemente, além de deixar o time sempre up to date”, diz Alfredo.  Expansão – O novo negócio obrigou o Grupo In Press a alugar um novo andar no prédio da av. Juscelino Kubitschek, em São Paulo, em que concentra grande parte das atividades. São agora cinco, num total de 3 mil m2 de escritórios. Critical Mass e FleishmanHillard dividem esse novo andar. Segundo Kiki, a nova agência terá inicialmente uma equipe sênior, com aproximadamente dez integrantes, que estão agora sendo contratados: “Trata-se de uma atividade que requer sobretudo inteligência e criatividade, razão pela qual não necessita de uma equipe numerosa. E sempre que houver necessidade de um trabalho operacional conjugado temos as próprias equipes do Grupo In Press e também a alternativa de contratação de freelances”. Com a aposta num crescimento mínimo de 10% no faturamento bruto do Grupo In Press em 2015 (em 2014 foi de pouco mais de R$ 101 milhões), Kiki diz que uma das grandes preocupações atuais responde pelo nome de custo: “De fato, fomos bem na expansão do faturamento, seja pela inércia do crescimento de 2014, que avançou para 2015, seja pelo esforço conjugado de toda a equipe em buscar novos negócios para a organização. Não conseguiremos repetir o crescimento histórico de 25% alcançado nos últimos anos, mas chegar aos dois dígitos num cenário de crise econômica como a que enfrentamos é uma grande vitória. Creio que em 2016 esse cenário será ainda mais desafiador, razão pela qual a ênfase em expandir as fronteiras de atuação mostra-se estratégica para continuar crescendo”. Segundo ela, no entanto, nem tudo são flores, em que pese fechar no azul num ano de queda do PIB. Um fator de grande preocupação, assegura, é a elevação de custos, que, no caso da In Press, está na faixa dos 13%, sobretudo em decorrência do impacto do reajuste da folha de pagamento, com o dissídio coletivo: “Num cenário como o atual, em que também os clientes estão revendo seus custos, não temos como repassar esse aumento aos contratos. Com isso, vemos-nos obrigados a absorver parte dessa elevação e a adotar uma política de contenção de gastos, que permita chegar ao equilíbrio das contas e atravessar esse período crítico sem comprometer a saúde financeira da organização”. Sobre os investimentos na Critical Mass, Kiki diz que foram basicamente em instalações, equipe e, claro, transferência de know how: “Com a Critical passamos a ter acesso a experiências globais e também à inteligência das equipes espalhadas por vários países, num dos negócios que mais crescem dentro do grupo Omnicom. E vamos colocar tudo isso à disposição de nossos clientes e do próprio mercado”. Outro ponto que ela destaca é a excepcional oportunidade de o Brasil vir a ser hub na parte de desenvolvimento, que hoje se concentra na Costa Rica: “Com a desvalorização cambial, o Brasil ficou muito interessante e competitivo, além de contar, no caso da In Press, com a vivência da Vbrand, especializada em estratégia e conteúdo em vídeo multiplataforma para marcas”. Outras informações com Hebe Veiga ([email protected]).

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