11 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 19, 2024

Buy now

Modelo paywall conduz debates em congresso da ANJ

Começou nesta 2ª.feira (20/8) em São Paulo o 9ª Congresso Brasileiro de Jornais, evento promovido pela ANJ que este ano traz como tema Jornalismo e Inovação ? Construindo novos modelos de negócios. Durante a palestra geral de abertura, a presidente da entidade Judith Brito, explicou a importância do tema, ressaltando que a convergência entre digital e impresso é inevitável, e que o grande desafio dos jornais nesse momento será estabelecer a melhor maneira dessas plataformas atuarem simultânea e paralelamente. Implantado inicialmente pelo The New York Times, e mais recentemente por Folha de S.Paulo e Zero Hora, o modelo paywall de cobrança de notícias pela internet norteou o debate dessa primeira apresentação, que contou com a presença do gerente-geral da divisão de News Service do The New York Times Michael Greenspoon e moderação do ex-presidente Executivo do Grupo Estado Silvio Genesini. Para o executivo brasileiro, 2012 será conhecido como o ano em que o mundo começa a ficar melhor para os jornais, com a implantação de modelos integrativos entre impresso e digital. ?Essa transição é inevitável; então é melhor enfrentá-la do que a evitar, e a preferência nacional e internacional do momento é pelo modelo paywall do The New York Times. Com ele, pela primeira vez nós estamos experimentando a multiplicação dos pães e o jornalismo de qualidade será pago por aquele que valoriza?, afirmou Genesini. Ameaçado pela crise econômica norte-americana, e precisando reduzir custos para aumentar seu faturamento, o The New York Times viu na criação do paywall uma possibilidade de fazer isso sem reduzir a qualidade de seu conteúdo. Foram dois anos de estudos, até sua implantação em março de 2011. ?Apesar das inúmeras críticas recebidas no começo, em algum tempo as pessoas começaram a perceber que o sistema era viável e hoje, mesmo com ele em prática, continuamos obtendo os mesmos números de visitação que antes e conseguimos inclusive um aumento de 10% em publicidade?, explicou Greenspoon.

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese