8.8 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 25, 2024

Buy now

Lupa e Facebook oferecem cursos gratuitos de checagem de fatos

Com patrocínio do Facebook, a Agência Lupa aceita até este domingo (17/9) inscrições para os workshops gratuitos de checagem de fatos que realizará em outubro para universitários e profissionais de comunicação durante o Festival piauí GloboNews de Jornalismo, em São Paulo.

A iniciativa da Lupa está alinhada ao Projeto Facebook para Jornalismo, lançado no início de 2017, cujos objetivos são assegurar um ecossistema saudável de notícias e trabalhar com educadores e publishers para ajudar as pessoas a se tornarem leitores informados na era digital. As oficinas também contam com apoio da CBN, do Catraca Livre e da revista piauí.

Serão dois workshops com até 14 pessoas cada, um em 7/10, exclusivo a estudantes universitários de qualquer curso, e outro, em 8/10, apenas para profissionais de comunicação de todo o Brasil, ambos das 8h às 12h, no Colégio Dante Alighieri, na capital paulista. Dezoito das 28 vagas destinam-se a inscritos de fora do Estado de São Paulo, com transporte e hospedagem custeados pelos organizadores. A lista de selecionados será divulgada na próxima quarta-feira (20/9). Veja como se inscrever.

“A checagem de fatos é essencial para garantir um jornalismo de qualidade e ajudar na construção de comunidades mais informadas, com pessoas mais conscientes sobre o conteúdo que consomem na internet e fora dela”, afirma Cláudia Gurfinkel, responsável pela área de parcerias do Facebook com veículos de imprensa na América Latina.

Cristina Tardáguila, fundadora e diretora da Lupa, diz que, nas oficinas, “vamos abordar história do fact-checking, apresentar nossa metodologia de trabalho, navegar junto com os alunos nas principais bases de dados do País e conhecer as mais novas ferramentas digitais para enfrentar notícias falsas. As aulas serão superpráticas”.

Publicidade

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese