Levantamento inédito identifica 1.061 agências de comunicação no Brasil

A Mega Brasil acaba de concluir o mais completo levantamento do segmento das agências de comunicação já realizado no Brasil. Ele identificou um total de 1.061 empresas em todo o País, de micro a grandes agências, além de 76 filiais, totalizando 1.137 endereços. Segundo Eduardo Ribeiro, coordenador do levantamento, o trabalho servirá de base para a Pesquisa com Agências de Comunicação que a Mega Brasil realizará em janeiro e fevereiro com vistas à montagem do Ranking das Agências de Comunicação e dos indicadores econômicos da atividade, ambos publicados no Anuário da Comunicação Corporativa, versões impressa e digital: “Vamos dirigir mensagens e apelos a todas essas agências para que consigamos, com o apoio delas, produzir a mais completa radiografia já feita dessa atividade no País. Nunca se havia conseguido identificar uma base tão significativa de empresas, o que nos anima a empenhar todos os esforços na produção de um levantamento tão completo quanto inédito desse segmento”. O trabalho também tem um desdobramento, como explica Eduardo: “Ele vem sendo preparado desde janeiro de 2016 e com isso foi possível também produzir o mais completo Guia de Agências de Comunicação do País, que já está disponível na versão digital do Anuário da Mega Brasil”. Para ele, esse número é ainda maior, pois há muitas agências que continuam invisíveis ao radar do mercado: “Temos pesquisado muito, seja acompanhando o noticiário da área, entrando no Google, estabelecendo contatos com entidades do setor, usando nossos próprios canais de relacionamento (publicações, eventos, trocas de mensagens etc.). Mas a verdade é que há muitas empresas à margem desse universo institucional e chegar a elas é o próximo desafio. Creio que com a continuidade desse levantamento chegaremos a pelo menos 1.500 agências em atividade no País. Importante frisar que nesse universo não estão incluídos os profissionais PJ, que atuam como pessoa física embora mantenham empresas abertas. Distribuição geográfica – São Paulo lidera o levantamento, com 682 agências de comunicação, 552 delas na capital e outras 130 no restante do Estado (litoral, região do ABCD e interior). Nesse total estão incluídas 32 filiais (18 na capital). Vêm a seguir os estados do Rio de Janeiro, com 118 agências (20 filiais) e Minas Gerais, com 61 agências (duas filiais). O quadro completo de agências de comunicação no Brasil, segundo o levantamento da Mega Brasil, é o seguinte: 1º) São Paulo – 682 agências (32 filiais), 2º) Rio de Janeiro – 118 (20 filiais), 3º) Minas Gerais – 61 (duas filiais) 4º) Rio Grande do Sul – 48 (três filiais), 5º) Paraná – 37 (uma filial), 6º) Distrito Federal – 30 (11 filiais), 6º) Santa Catarina – 29 (uma filial), 7º) Bahia – 28 (uma filial), 8º) Pernambuco – 20 (uma filial), 9º) Espírito Santo – 13, 10º Goiás – 11 (duas filiais), 11º Ceará (uma filial) e Pará – 10, 12º) Rio Grande do Norte – 8, 13º Mato Grosso – 7, 14º) Amazonas – 5, 15º) Maranhão – 4, 16º) Mato Grosso do Sul, Paraíba e Sergipe (uma filial) – 3, 17º) Alagoas e Roraima – 2, e 18º) Acre, Amapá e Piauí – 1. Por região, a distribuição é a seguinte: Sudeste – 874 agências (54 filiais), Sul – 114 (cinco filiais), Nordeste – 75 (quatro filiais), Centro-Oeste – 51 (13 filiais) e Norte – 23. Outras Informações com Eduardo Ribeiro (eduribeiro@megabrasil.com.br).