11.8 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 25, 2024

Buy now

Jornalistas lançam projeto para contar #UmaPorUma as mulheres assassinadas em Pernambuco

Um grupo de 26 jornalistas, coordenadas por Julliana de Melo (editora do portal NE10) e Ciara Carvalho (repórter especial do Jornal do Commercio), lançou no final de abril o projeto #UmaPorUma. Elas estão se dedicando a contar as histórias de cada mulher assassinada no Estado de Pernambuco desde o início do ano e vão acompanhar o andamento de cada caso na Justiça, cobrando o julgamento dos acusados e a punição do crime. As jornalistas envolvidas no projeto trabalham em veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) – o portal NE10, o impresso Jornal do Commercio, a Rádio Jornal e a TV Jornal –, que apoia e hospeda a iniciativa.

Em outubro de 2017, Ciara produziu o especial multimídia A culpa não é delas, sobre violência doméstica e sexual contra mulheres no Estado e a cultura machista de responsabilização das vítimas. A inquietação dela, de Juliana e de outras profissionais do SJCC sobre o tema levou à criação do #UmaPorUma no começo deste ano. A intenção é que os dados consolidados de 2018 e tratados pela equipe do projeto fiquem disponíveis para o público, com recortes diversos como cor/raça, faixa etária e escolaridade das vítimas. O objetivo primeiro de #UmaPorUma, segundo Juliana, é justamente esse: divulgar informações verificadas sobre a violência contra mulheres no Estado.

O Instituto Maria da Penha, cujo nome homenageia a brasileira que também batizou a lei nº 11.340/2006, contra a violência doméstica, é parceiro e consultor da iniciativa e vai colaborar com as jornalistas na criação de um manual de boas práticas para qualificar a cobertura da violência contra mulheres.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese