Yelmo Papa

    Yelmo de Carvalho Toledo Papa assina Yelmo Papa. Nasceu no Rio de Janeiro e faz aniversário em 10 de junho. Mora em Bom Jesus do Itabapoana, Estado do Rio. É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, formação concluída em 1984 na Faculdade da Cidade (atual UniverCidade), no Rio de Janeiro (RJ).

    Yelmo é fluente em Espanhol e tem bons conhecimentos de Russo (Centro de Cultura Eslava – RJ). Estudou Italiano no Circolo Italiano (MS) curso que o habilitou para viagens profissionais com conversação básica e leitura avançada.

    Começou a trajetória no jornalismo em 1982 após conquistar o primeiro lugar em um concurso para estágio promovido pelo Jornal dos Sports (Rio), visando a Copa do Mundo na Espanha. Recorda-se que “fiquei na editoria de futebol, fazia estatística dos jogos da Copa, recebia, selecionava e despachava as notícias que chegavam pelos teletipos das agências, além de fazer reportagens. Minha primeira entrevista foi com o mestre Nilton Santos”.

    Durante seis anos foi revisor de texto na Imprensa Naval do Rio de Janeiro, até 1992, quando passou a repórter e editor na TV Morena de Campo Grande (MS). De lá migrou para Varginha (MG) para atuar na edição do EPTV e depois para Resende (RJ) na mesma função que manteve na TV Rio Sul até 1996.

    Abriu uma nova experiência em sua trajetória participando da campanha política como editor nas eleições de Ponta Porã (MS) para o candidato a prefeito Carlos Fróes em 1996, que acabou vencendo o pleito.

    Voltaria a atuar em campanha para a candidata Ângela Guadagnin, em São José dos Campos (SP) em 2000. Na política também trabalhou na Câmara dos Deputados como assessor parlamentar (2000/2001) e como secretário de Meio Ambiente (2010/2012) na Prefeitura de Bom Jesus do Norte (ES).

    Entre as atividades na política Yelmo Papa traz na bagagem ainda as passagens pela Globo News (Brasília) como editor/produtor (1997/1998). Depois atuou na TV e FM Educativa (Campo Grande) como chefe divisão de reportagem (1998/2000), TV Sergipe (Aracaju) como produtor núcleo de rede e editor SETV (2001/2003), Sportv (Rio e São Paulo) como editor e coordenador de eventos (2004/2006), Folha de São Paulo como redator (Jogos Pan-americanos) em 2007 e repórter do jornal A Tribuna de Vitória em 2008. Em atividades paralelas foi tutor do curso de Jornalismo Esportivo na escola Educar de Aracaju (SE) entre 2009 e 2013 e monitor de Xadrez do Programa Mais Educação, (governo federal) implantado nas escolas Luiz Tito de Almeida e N. S. Aparecida, nas cidades de Bom Jesus do Itabapoana e Campos dos Goytacazes (RJ) em 2013 e 2014.

    Desde 2014 é assessor de comunicação na Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), atividade que acumula, desde 2013, com a de revisor da revista Acontece Interior de Volta Redonda (RJ).

    Entre as competências adquiridas no caminho, além de editor e revisor de textos e revisor, repórter e produtor estão a de coordenação de eventos esportivos e de gravações em estúdio, principalmente de programas eleitorais.

     

     

    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista

    https://br.linkedin.com/in/yelmo-papa-ba921521