Wilson Baroncelli

Wilson Ricardo Baroncelli nasceu no dia 30 de julho de 1948, em São Paulo (SP). É jornalista graduado pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP), em 1974, com pós-graduação em Administração de Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), em 1988.
 
Experimentou o Jornalismo em 1963, aos 15 anos, quando atuou como revisor do jornal de bairro São Paulo Zona Sul (SP). Depois de um período em que trabalhou como bancário, voltou às redações em 1970, trabalhando como redator da revista Etapas, ligada à colônia árabe paulista. Ainda na faculdade, foi contratado para implantar o Departamento de Comunicações do grupo Samcil, em 1972, onde ocupou o cargo de assessor de Comunicações. Entre 1973 e 1974 foi sócio-diretor de uma produtora de audiovisuais, a Imaginesom.
 
Deixou a sociedade para atuar no Jornalismo Impresso e Eletrônico. Foi revisor e repórter em O Estado de S.Paulo (1974 a 1976); repórter das revistas Veja, Placar e TV Guia, da Editora Abril, além de revistas femininas e Dedoc, de 1975 a 1977; editor de reportagens na rádio Globo (1977 a 1978); redator na rádio Transamérica e na TV Cultura (1977); subeditor na TV Tupi (1978); e chefe de Redação das revistas Arte Hoje, Tênis Esporte, Vela&Motor, da Rio Gráfica e Editora (1979 a 1980).
 
Passou a trabalhar como assessor de imprensa em 1978, para a Companhia do Metropolitano de São Paulo. Foi chefe de Redação e diretor de contas na IMK Relações Públicas (1980 a 1982), e novamente assessor de imprensa, de 1982 a 1986, no Grupo Pão de Açúcar. Mudou-se para o Rio de Janeiro e, de 1986 a 1992, atuou como gerente de Comunicação Empresarial da Souza Cruz.
 
Tornou-se sócio-gerente da Franco, Celano & Baroncelli Comunicação, em setembro de 1992, responsável pela Chefia de Redação, pelo atendimento de parte dos clientes e pela criação e gerenciamento de projetos e campanhas de comunicação. A agência atendeu a clientes do porte da Cia. Vale do Rio Doce, Souza Cruz, Petrobras, Previ, Comissão de Valores Mobiliários, Fininvest e Light.
 
Retornou para São Paulo em janeiro de 2004, trabalhando como consultor independente de comunicação para a IMK Relações Públicas, atendendo clientes como a Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo, o Instituto Butantan e a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais. Nesse período começou a colaborar com a Mega Brasil Comunicação e com o Jornalistas&Cia.
 
Desde outubro de 2005, ocupa o posto de editor-executivo da newsletter Jornalistas&Cia e seus subprodutos (J&Cia Entrevista, Protagonistas da Imprensa Brasileira e outros esporádicos). Assumiu a mesma função em Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva (abril de 2009) e no Portal dos Jornalistas (fevereiro de 2012).
 
Venceu duas vezes o Prêmio Opinião Pública (POP) 1982, promovido pelo Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp), como integrante das equipes responsáveis pelos lançamentos do automóvel Monza (General Motors) e da coleção de livros infanto-juvenis Taba – Histórias e Músicas Brasileiras (Abril Cultural), quando trabalhava na IMK. É coautor do 1° Manual de Assessoria de Imprensa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj, 1985).
 
 
Atualizado em fevereiro de 2012
Fonte:
Informações fornecidas pelo jornalista
Arquivo Jornalistas&Cia
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *