Wanderley Nogueira

    Wanderlei Octavio Nogueira Rizzo nasceu em 5 de março de 1950, em São Paulo (SP).
     
    Começou a carreira jornalística na redação dos Diários Associados, em São Paulo, cobrindo a Federação Paulista de Futebol, enquanto trabalhava, também, no Grupo Sílvio Santos, na área de Propaganda e Marketing. Passou também pelas bancadas das rádios Marconi AM (SP) e Piratininga AM (SP). Em 1977, foi convidado para assinar uma coluna nos jornais Diário Popular e Popular da Tarde – a FPF Pegando Fogo –, e decidiu se dedicar somente ao Jornalismo.
     
    Entrou na rádio Jovem Pan no dia 7 de julho de 1977, por indicação do radialista Cândido Garcia (1938-2003), trabalhando na reportagem esportiva, mas cobrindo os bastidores das partidas, sempre com bom-humor. Nos mais de 35 anos que trabalha na emissora, participou de praticamente todos os grandes eventos esportivos, inclusive nove copas do mundo de futebol.
     
    Viajou por dezenas de países, participando não só da transmissão de Esportes. Entrevistou guerrilheiros, cobriu um terremoto no México, uma erupção de vulcão na Colômbia e amargou um toque de recolher na Malásia. Criou – e comanda, ainda – o programa No Pique da Pan, com o qual desenvolveu o hábito no torcedor paulista de acompanhar diariamente o noticiário de seu clube preferido nos dias em que não há jogos, num horário então considerado comercialmente morto pelas emissoras: logo após a transmissão da Hora do Brasil.
     
    Entre os diversos troféus de sua carreira, ganhou mais de dez prêmios da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp), passou a ser hors concours e foi o primeiro nome homenageado no Hall dos Notáveis da entidade, no dia 31 de outubro de 2011.
     
    É repórter da rádio Jovem Pan, onde apresenta os programas Jornal dos Esportes, Esporte em Discussão e No Pique da Pan. Atua como âncora no portal JP Online. É colunista no portal Terra, onde também é responsável pelo programa Esportes Show do TerraTV Vídeos Online e mantém um blog com seu nome. E é integrante da equipe do programa Mesa Redonda, da TV Gazeta (SP).
     
    Realiza palestras sobre sua carreira para executivos, vendedores e estudantes.
     
     
    Atualizado em outubro de 2012.
    Fontes: