Walter Sotomayor

    Walter Sotomayor é formado em Jornalismo na Universidade de Brasília, UNB, entre 1975 e 1979. Em 2013 e 2014 retornou à Universidade de Brasília para estudar Ciências Sociais no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC).

    Começou a trajetória no jornalismo em 1976 fazendo crítica de cinema no jornal Correio Braziliense. No mesmo jornal foi transferido para a editoria internacional como redator e três anos depois passou a editor da editoria.

    Em 1981 foi convidado a escrever para a agência italiana de notícias, como correspondente em Brasília. “Naquela época era um dos poucos jornalistas a escrever em espanhol na capital brasileira”, lembra-se.

    gt; Depois foi trabalhar na United Press International (1984-1989), como correspondente em Brasília, o que lhe permitiu acompanhar a campanha das diretas, a redemocratização, a eleição, a viagem internacional e a agonia de Tancredo Neves. Trabalhou também na agência mexicana de notícias Notimex (1989-1994).

    Voltou ao jornal Correio Braziliense em 1994 por um curto período e na sequência foi assessor de imprensa da Unesco.

    Em 1997 trabalhou no Jornal de Brasília, inicialmente como editor de Nacional/Internacional e depois como editor executivo. Migrou em 1999 para na Gazeta Mercantil como editor executivo das edições regionais do Centro-Oeste (DF, GO, TO, MS e MT).

    Nesse período trabalhou como assessor de imprensa para entidades como, Caixa Seguros, Confederação Nacional da Indústria, Associação Brasileira de Agências de Regulação, além de consultor de imprensa no Unicef, entre 2007 e 2008. Fez parte da equipe da Agence France Presse em Brasília, em 2009.

    Em entidades do governo federal, ocupou o cargo de chefe da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Assuntos Estratégicos, em 2011, e foi assessor de imprensa do Ministério de Turismo.

    Segue em março de 2015 como consultor independente em comunicação, SA Comunicação, com a edição do boletim de conjuntura Carta de Brasília, desde abril de 2012, com informações, análises e pesquisas sobre os cenários político, econômico e social do país.

     

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.cartadebrasilia.com.br/

    http://www.sae.gov.br/site/?p=2250#ixzz3U15yFLGQ

    https://br.linkedin.com/pub/walter-sotomayor/22/ba2/462