Walter Sebastião

    Walter Sebastião Barbosa Pinto nasceu em Juiz de Fora (MG), em 22 de fevereiro de 1954. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf/MG).
    Iniciou a carreira profissional como repórter do setor de Cultura e Artes do jornal Tribuna de Minas, na cidade natal. Nessa época, também integrou a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da cidade. Posteriormente, foi transferido, junto com outros cinco repórteres, para a recém-inaugurada sucursal do jornal em Belo Horizonte (MG), onde permaneceu por cinco anos.
    Em 1990, recebeu um convite para participar da equipe de repórteres do caderno de Cultura do jornal Estado de Minas, onde permanece desde então. Paralelamente ao seu trabalho no jornal, atuou como editor de Cultura na rádio Inconfidência, em 1996.
    Entre 2003 e 2004, trabalhou como editor da revista do Instituto Arte das Américas. No período, realizou diversas matérias especiais e coberturas sobre eventos ligados à Cultura Brasileira, com ênfase nas Artes Plásticas, Arquitetura e Design. Participou de diversas comissões de seleção de proposta de exposições, foi colaborador das revistas Galeria e Guia de Artes Plásticas (SP), foi críticoconvidado do 23º Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg) e foi curador de várias exposições, entre elas Imagens Brasileiras, no Museu de Arte da Pampulha, e Amor, Doce Coração da Minha Vida, na Casa Guignard.
    Dentre as coberturas que lhe marcaram a carreira, destaca a da IX Documenta, em Kasel (Alemanha), a da Bienal de Cuba, a da IV Bienal do Mercosul, as diversas Bienais de São Paulo e a Brazil Bady & Soul, no Museu Guggenhein, em Nova York (EUA).
    Escreveu o capítulo Prospecções: Arte nos anos 80 e 90 do livro Um Século de História das Artes Plásticas em Belo Horizonte (Fundação João Pinheiro, 1997), organizado por Marília A. Ribeiro e Fernando P. da Silva. Colaborou, também, no livro Fernando Velloso: Trabalhos Recentes 2011 (Cemig, 2011). Além disso, escreveu diversas apresentações em catálogos de artistas e exposições.
    Atualizado em março de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pelo próprio jornalista