Vladir Lemos

    Vladir Lemos nasceu em 7 de setembro de 1967 em Santos (SP). É formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Iniciou sua carreira em 1992, como repórter da TV Tribuna, em Santos. Fez matérias para os jornais Bom Dia Brasil, Bom Dia São Paulo, SPTV, Jornal Hoje, Jornal da Globo, e para os esportivos Globo Esporte e Esporte Espetacular. Ainda na década de noventa trabalhou para a RBS em São Paulo, e para programas veiculados pelos canais SporTV. Também passou pela TV Bandeirantes e pela ESPN Brasil.

     

    Contratado pela TV Cultura em 1998, foi durante seis anos repórter do programa Grandes Momentos do Esporte e, mais tarde, seu apresentador. Na TV Cultura/SP, é apresentador e editor-chefe do programa Cartão Verde e comentarista de esportes no Guia do Dia. Como comentarista, exerce a função também na ESPN Brasil, desde 2009. Escreve semanalmente para o jornal A Tribuna, de Santos, e edita seu blog no site da ESPN Brasil: o Blog do Vladir.

    É autor do livro Dois poetas frente ao espelho (Folhia de poesia, 1988) e de outros títulos inspirados pelo futebol.

    Em A magia da camisa 10 (Verus, 2006), escrito em parceria com André Ribeiro, a narrativa aborda as histórias de grandes craques de todo o mundo, inspirados pelo símbolo da camisa 10 que Pelé envergou na Copa do Mundo de 1958.

    O dia em que me tornei santista (Panda Books, 2007) é voltado para o público infanto-juvenil. Integra a coleção O dia em que me tornei (nome do time), na qual autores convidados contam suas histórias pessoais em relação aos seus times do “coração”. No caso de Vladir, há as lembranças dos jogos de várzea da sua infância, sua primeira visita à Vila Belmiro e a paixão pelo time do Rei Pelé.

    Vladir Lemos colaborou ainda para a coletânea A cabeça do futebol (Casa das musas, 2009) na qual vários autores abordam a relação do brasileiro com o futebol em crônicas, poemas, ensaios e contos.

     

    No campo dos documentários, é autor de: Os caminhos do Tri (TV Cultura, 2000); A jogada da renúncia (TV Cultura, 2001); Diamante Negro – O homem que venceu o tempo (Bossa Nova Filmes, 2006); e Gaudí – O Visionário (GNT, 2002).

    Última atualização: 03/2013

    Fontes:
    Jornalistas&Cia 890

    http://www.tvcultura.com.br/cartaoverde/time

    http://espn.estadao.com.br/vladirlemos

    http://blogdovladir.blogspot.com

     

     

     

     

     

    awlf{positio