Vanessa Barbara

    Vanessa Barbara nasceu em São Paulo, em 1982, e mora no bairro do Mandaqui, na capital.

    Aos 21 anos escreveu o primeiro livro que cinco anos depois venceu os prêmios APCA em 2008 e Jabuti de reportagem no ano seguinte: livro-reportagem O livro amarelo do terminal (Cosac Naify, 2008), sobre o cotidiano da Rodoviária do Tietê.

    Foi cronista do caderno Metrópole do jornal O Estado de S. Paulo em 2008-2009 e da Folha de S.Paulo em 2010-2014. Como cronista, participou da cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e das Mostras Internacionais de Cinema de 2011-2012 para a Folha. Escreveu para a revista Piauí, reportagens sobre hipnose, telemarketing, astrologia, ioiô e anões.

    Em 2012, foi uma das autoras selecionadas para a coletânea Os melhores jovens escritores brasileiros, da revista Granta.

    É colunista do International New York Times desde 2013. Começou no jornal americano escrevendo um artigo sobre as manifestações de junho e desde então segue escrevendo mensalmente para o NYT.

    O primeiro romance escreveu aos 21 anos, O Verão do Chibo, em parceria com Emilio Fraia. No mesmo ano escreveu o roteiro da história em quadrinhos A máquina de Goldberg, ilustrada por Fido Nesti e publicada pela Companhia das Letras e o infantil Endrigo, o escavador de umbigo (Ed. 34, 2011). Publicou o romance Noites de alface (Alfaguara, 2013), a graphic novel 

    Criou e comanda o site Seleta de Legumes http://www.hortifruti.org/ desde 2001, onde estão as reportagens, crônicas, traduções, preparações e ficções publicadas nos mais diversos veículos, e ela completa a apresentação: “imprensa mandaquiense, nacional e interplanetária, em troca de exíguas patacas que pudessem custear os meus vícios”.

    Voltou ao Estadão e estreou em 11 de agosto de 2014 como colunista ao Estado com temas sobre cultura e questões urbana. Sobre os comentários sobre as posturas que assume diante de alguns fatos do dia a dia, diz: “A democracia é feita de ‘loucos de palestra’ e populares exaltados – termo que ela criou no romance amarelo”.

    Em 2013, foi convidada para o 2º Festival Literário de Macau (China). É tradutora e preparadora da Companhia das Letras e ex-colunista do Blog da Companhia.

     

     

    Atualizado em agosto/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.facebook.com/vmbarbara

    http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,o-olhar-criativo-de-vanessa-barbara-de-volta-ao-estado,1541140

    http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-87

    http://www.hortifruti.org/