Valéria Maniero

    Valéria Maniero Fernandes Cruz nasceu em 6 de janeiro de 1979, em Jaú (SP). Em 2002, concluiu o curso de Jornalismo na Universidade Federal Fluminense, de Niterói (RJ). É irmã da jornalista Fernanda Maniero.

    Começou no Jornalismo em 2000, como estagiária na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), fazendo matérias de Economia para as publicações internas. Depois, estagiou em O Dia durante dois anos, passando pelas editorias de Cidade, Polícia, Esporte, Política e Economia. Em 2002, foi contratada como repórter de Economia, ficando responsável, primeiramente, pelo setor de Varejo. Em 2003, assumiu a coluna Concursos e Empregos, especializada em Oportunidades.

    Desde fevereiro de 2010, é repórter de Economia do jornal O Globo (RJ).

    Em maio de 2002, ganhou o Prêmio Andifes de Jornalismo, junto com a equipe da editoria de Educação de O Dia, sobre as conseqüências da greve dos professores das universidades federais naquele ano. Dez anos depois, faturou o seu segundo prêmio, o Jornalismo Econômico Ibero-Americano 2012, pela matéria A nova economia das favelas, que fez ao lado de Miriam Leitão, publicada em O Globo.

    Já fez teatro e estudou piano.

     

     

    Atualizado em julho/2012 – Portal dos Jornalistas

    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)
    Jornalistas&Cia Edição 848