Túlia Savela

    Túlia Savela nasceu em Santo André (SP) no dia 16 de dezembrode 1978. É formada em jornalismo pela Umesp deSão Bernardo do Campo/SP desde o ano 2000. Possui especialização em Cinema pelaUmesp/SBC/SP (1998) e inglês fluente reconhecido pela Universidade de Cambridge(Inglaterra) sob a emissão do Certificate in Advanced English (CAE), além de espanhole francês básicos.

     

    Iniciou a carreira em 1998 como estagiária de esporte naRádio Bandeirantes 840 AM de São Paulo/SP, ano em que ganhou o Prêmio Pão deAçúcar – INTERCOM na categoria Radialismo em Iniciação Científica com otrabalho ?Domingo Legal: exploração dos ícones sexuais em programas deauditório?, publicado em edição especial.

     

    Após o estágio, trabalhou como assistentede produção em jornalismo esportivo na Rádio Band AM até 1999.

     

    Na época começou a lecionar inglês de nível básico aoavançado na escola Masterpiece Idiomas de SBC/SP, função que acumulou com as atividades jornalísticas até 2006 além de atuar também comorevisora de revistas e livros em geral.

     

    Entre 1999 e 2006 trabalhou na Associação Milícia daImaculada ? Fundação Padre Kolbe de Rádio e TV, entidade da Ordem dos FradesMenores Conventuais, sediada em SBC/SP.

    Na entidade foi redatora, pesquisadora, pauteira e apresentadora denotícias gerais e religiosas sobre Igreja no Brasil e no mundo na RádioImaculada Conceição 1490 AM e para a Rede Milícia Sat.

     

    Ainda na emissora, trabalhou com a edição de reportagens e entrevistaspara o Programa Brasileiro da Rádio Vaticano,o Jornal Milícia Sat (1ª e 2ªedições) e para os plantões de notícias; também era responsável pela pesquisa, redação e edição de notícias eentrevistas para o programa A Palavra da CNBB (produção diária radiofônicaoficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB) veiculado pelaRede Católica de Rádio (RCR), além de fazer a cobertura durante as Assembleias Geraisda CNBB.

    A outra atividade que acumulou na Associação foi a de redatora de notíciasinstitucionais e religiosas para a Revista O Mílite, publicação da entidade no segmento de religião e espiritualidade.

     

    Em 2006 foi vencedora pela Rádio Imaculada Conceição do PrêmioMicrofone de Prata oferecido pela CNBB/UndaBrasil com a produção do Jornal Milícia Sat 2ª edição.

    Nesse mesmo ano foi para a CasaDois Editora onde trabalhou até 2012 como editora do núcleode decoração, entre outras atividades.

     

    Na CasaDois foi responsável pela elaboraçãode pautas, reportagens, acompanhamento do trabalho fotográfico e redação dematérias e releases das revistas do núcleo de Decoração do grupo: Decoração deInteriores; Decoração de Interiores Apartamentos; Decoração deInteriores Varandas; Decoração de Festas Infantis, Decoraçãode Quartos de Bebê; Guia Decoração de Festa de Casamento; GuiaDecoração de Natal (anual) e Arranjo Floral. Também atuou nas mesmas funções para as publicações: Guia daMamãe; Tela Passo a Passo e Arte com as Mãos – Mosaicos, além das diversas edições especiaispublicadas no período.

    Durante o período na editora, acumulou o trabalho como revisora de livros traduzidos da língua inglesae de todo o material produzido pelo meu núcleo de decoração da editora, além deredigir os textos para releases e para o portal.
    Há um mês atua como freelancer.

     

     

     

     

     

    Atualizado em maio/2012 – Portal dos Jornalistas.

     

    Fonte: