Toni Vasconcelos

    Antônio Mário Dantas Vasconcelos é mais conhecido por Toni Vasconcelos. Nasceu em Salvador (BA), em 10 de maio de 1961. Em 1987, diplomou-se no curso de Letras da pela Universidade Federal da Bahia, UFBA. Antes de se graduar em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal da Bahia, em 1994, já atuava como redator publicitário. Após o bacharelado, continuou nessa atividade por mais algum tempo, até retornar ao Jornalismo no final da década de 1990.

    A paixão dele pelo texto vem da pré-adolescência, época em que já rabiscava os primeiros poemas e ensaios. Poucos anos depois, no final da ditadura de 1964, participou do Movimento Poetas na Praça, grupo de literatura de vanguarda que se apresentava em locais públicos de Salvador e cidades do interior baiano, com performances radicais, inovadoras e de forte conotação política.

    Em Jornalismo, foi revisor e colaborador da Tribuna da Bahia ainda quando estudante da Faculdade de Comunicação (Facom/UFBA). 

    Desde 1999 integra o quadro de jornalistas concursados da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde também atuou como assessor de Comunicação Social por oito anos. Também foi repórter e editor adjunto da editoria de Economia do jornal Correio.

    Em 2005 integrou o quadro de jornalistas da Universidade do Estado da Bahia e foi repórter de Economia do Correio da Bahia.

    Pós-graduado em Comunicação Social (especialista em Relações Públicas) pela Universidade do Estado da Bahia, Uneb, atuou nos segmentos de Gestão de Organizações e Defesa do Consumidor, inclusive com denúncias contra o setor de combustíveis.

    Possui cursos de extensão universitária nas áreas de Macroeconomia e Conjuntura Econômica para Jornalistas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia, UFBA, entre outros.

    Além de colaborar com artigos em sites e blogues, participa de palestras e eventos em instituições de ensino e organizações baianas. Foi finalista no Prêmio Banco do Brasil de Jornalismo em 2001, com a reportagem sobre assédio moral no ambiente de trabalho.

     

     

    Atualizado em julho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista

    Texto original extraído do livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).

    http://www.uneb.br/author/avasconcelos/

    https://www.linkedin.com/pub/toni-vasconcelos/26/347/110