Tiago Songa

    Tiago ?Songa? Simões Ferreira nasceu em Franca (SP), em 13 de maio de 1977, Dia do Automóvel. É formado em Direito pela Universidade de Franca (Unifran/SP), em 2005. Fez pós-graduação em Gestão de Eventos e Comunicação Organizacional, na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp/SP), em 2011.
    Sócio-fundador do Clube do Automóvel Antigo de Franca, em 1998, acabou atraindo para si a responsabilidade de divulgar das atividades da agremiação. Isso o levou a participar da criação do informativo A Biela, dirigido para o mercado de colecionadores de carros históricos. O informativo viraria revista em 2002, praticamente ao mesmo tempo em que Songa conseguiu o registro de jornalista no Ministério do Trabalho e foi eleito, aos 24 anos, presidente do clube.
    Em 2003, criou a empresa A Biela Editora & Eventos e, no ano seguinte, foi eleito diretor da Federação Brasileira de Veículos Antigos. Começou a produzir o programa A Biela, que foi exibido na TV Sudoeste (SP) em 2006. Em 2007, a Fagundes Editora, que publica a revista Classic Show, também voltada para o mercado de carros antigos, absorveu a redação d?A Biela, mantendo Songa como editor-chefe.
    Passou a prestar serviços de assessoria de imprensa para a Mopar National Brazil, de Itupeva (SP), em 2008. Criou, em 2009, o caderno de veículos Carro + no jornal Tribuna de Ribeirão (SP) ? do qual é editor ? e passou a coordenar o site CAR-Lendário, que divulga eventos com carros antigos. Encontrou tempo para assessorar o 14º Encontro Paulista de Carros Antigos, o maior evento do setor na América Latina, em Águas de Lindóia (SP), repetindo a dose nos anos seguintes.
    Em 2010, tornou-se produtor do programa Auto Esporte, da TV Globo (SP). Criou e coordenou, em 2011, a Pé na Tábua ? Corrida Nacional de Calhambeques, organizado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos. Começou a publicar, também, o jornal O Pistão, voltado para os clubes de carros históricos. É colunista da revista Amigo ChAPa do Caminhoneiro, distribuída nos pedágios do Estado de São Paulo.
    Atualizado em outubro de 2011.
    Fonte:
    Informações fornecidas pelo jornalista.