Tiago Santana

    Tiago Santana nasceu na cidade de Crato, Ceará, em sete de Setembro de 1966.

    Iniciou as atividades em artes visuais e a carreira profissional como fotojornalista e documentarista, 1989. A partir daí construiu uma trajetória na imagem.

    Entre 1989 e 1990, em Fortaleza, CE, foi coordenador da 1ª e 2ª Semana de Fotografia do Ceará. Em 1990 desenvolveu um trabalho pessoal de documentação das manifestações populares do Nordeste brasileiro e passou a se dedicar às romarias a Juazeiro do Norte.

    Em 1994 recebeu a Bolsa Vitae de Artes com o projeto Benditos, livro homônimo publicado em 2000; e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 1995.

    Em 2007 ganhou os Prêmios Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico e APCA, pelo ensaio O Chão de Graciliano, livro realizado em parceria com o jornalista Audálio Dantas.

    Ganhou o Prêmio O Melhor da Fotografia no Brasil em 2007, 2008 e 2009. Em 2010 recebeu o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia.

    Em 2011 foi o segundo brasileiro a ter seu trabalho publicado na coleção de fotografia francesa Photo Poche. Organizou diversas exposições e festivais de fotografia no Brasil.

    Antes, em 1994, Tiago fundou a editora Tempo D'Imagem.

    Lançou em abril de 2014, Céu de Luiz pela editora Tempo d’Imagem e Edições Sesc São Paulo. O livro tem as fotos de Tiago Santana e texto do jornalista Audálio Dantas. A obra retrata o universo de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a partir de sua identificação com o sertão, particularmente a região do Pernambuco e do Cariri cearense.

    Com texto de Audálio Dantas, o Céu de Luiz é uma homenagem ao centenário de Gonzaga. O ponto de partida do livro foi em Exu, onde Luiz Gonzaga nasceu e iniciou a carreira artística. O fio condutor é o homem Luiz e o lugar onde ele nasceu, passou sua infância, descobriu o mundo e construiu a sua obra.

    Em 2014, segue a carreira como fotógrafo Independente. Atua desde 1989, como fotógrafo profissional trabalhando com fotografia documental.

    Tiago tem seu trabalho publicado em jornais, revistas e livros no Brasil e no exterior e participados de importantes acervos e coleções de fotografia.

    Atualmente desenvolve projetos editoriais na Editora Tempo d’Imagem em São Paulo-SP e Fortaleza-CE. É diretor do IFOTO – Instituto da Fotografia em Fortaleza, Ceará – BRASIL.

     

    Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.localfoto.com.br/novo/fotografos.aspx?idfotografo=28

    Jornalista&Cia – Edição 945/2014

    http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/10510-lancamento-do-livro-ceu-de-luiz-acontece-no-teatro-dragao-do-mar