Tetê Rios

    Maria Tereza Pereira Rios, mais conhecida como TetêRios, nasceu em Guaxupé, Minas Gerais, em 11 de novembro de 1954. Aos 19 anos mudou-se para acapital mineira, onde concluiu o ensino médio. Estudou Comunicação Social comênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG). O primeiroemprego no jornalismo foi no Jornal Diário de Minas, onde atuou como repórterda editoria de Gerais.  

    Em agosto de 1980, Tetê Rios assume a chefia deredação da sucursal do Jornal O Globo em Minas, se tornando a primeira mulher aassumir esse cargo na capital mineira.

    A jornalista possui grandes experiências emjornalismo impresso e eletrônico, com passagens pelas principais redações dopaís. Atuou como repórter, chefe de reportagem, chefe de redação, editora,colunista e coordenadora de produção. Entre os veículos, destacam-se: O Globo;O Estado de S. Paulo; Jornal da Tarde (SP); Veja; Isto É; Rádio Eldorado;Estado de Minas; Hoje em Dia; Jornal Estado de Minas, TV Alterosa, Rede Minasde Televisão, dentre outros.

    Em 1984, ganhou o prêmio Esso de Jornalismo, com asérie de reportagens intitulada “República Socialista Soviética doBrasil” publicada no Jornal da Tarde.  A série denunciava a evasão dedivisas e os desperdícios das estatais.

    Entre os destaques como repórter, estão acobertura da campanha das diretas já, pelo Estadão de São Paulo e a visitado Papa a BH, como repórter do jornal O Globo.

    Foi repórter da Secretaria de Comunicação doGoverno de Minas Gerais, editora do ?Minas Gerais? e redatora e locutora doNúcleo de Rádio do Governo de Minas; foi também assessora da Secretaria deCultura de Minas, assessora do Serviço Voluntário de Assistência Social(Servas) e secretária de Comunicação da Prefeitura de Contagem.

    Em 2006, ajudou a fundar a revista BHmais. Umarevista que fala sobre moda, comportamento e variedades. Lá atuou comorepórter, pauteira, editora, colunista de veículos e revisora.

    Durante oito anos dirigiu a Rios ComunicaçãoEmpresarial, atendendo empresas dos mais diversos setores, da indústria da modaà construção civil, dos grandes shoppings às grandes redes de varejo, e tambémpolíticos, artistas plásticos, músicos, estilistas, com atuação em lançamentos,shows, feiras, convenções e seminários, etc.

    Atualmente, assina a coluna de variedades ?BHNeon?, no Jornal Web Minas ((www.jornalwebminas.com.br) e, no verão,trabalha em uma pousada no litoral baiano (www.vilarios.com.br).

     

    Atualizado em 01 de fevereiro de 2012- Portal dos Jornalistas/MG

     

    Fonte: Informações fornecidas pelaprópria jornalista.